Santo André inicia reforma da UBS Parque Capuava
Equipamento será o 38º do município a passar por modernização pelo programa Qualisaúde
- Data: 30/11/2022 18:11
- Alterado: 30/11/2022 18:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Reprodução
Santo André deu início à reforma do 38º equipamento de saúde desde que o programa Qualisaúde foi implantado na cidade, em 2017. Desta vez será a UBS Parque Capuava (antiga Centro de Saúde Escola Parque Capuava) que passará por amplo processo de modernização. A obra contará com investimento de R$ 4,6 milhões e tem previsão de duração de sete meses.
As intervenções contemplam troca do telhado e piso da unidade de saúde, pintura geral, reorganização de fluxos e a requalificação dos espaços internos. A obra também vai substituir a parte hidráulica e elétrica, portas e janelas. Como a UBS funciona em dois prédios distintos, o atendimento aos usuários não será interrompido e os serviços serão remanejados dentro da estrutura do próprio equipamento.
“Depois de dois anos parado em razão da pandemia, o programa Qualisaúde foi retomado há duas semanas com as obras na US Cidade São Jorge e agora estamos iniciando a reforma da unidade do Capuava, que também era algo muito desejado pela população. Vamos praticamente reconstruir a unidade e resolver problemas históricos. Com essa unidade chegamos a 60% da rede reformada e vamos chegar a 100% até o fim de 2024”, destacou o prefeito Paulo Serra.
A UBS Parque Capuava atende, em média, de mil a 1,5 mil pessoas por dia e tem 40 mil pacientes cadastrados. “Em razão deste número alto de pessoas atendidas conseguimos elaborar junto à direção do equipamento uma estratégia para não ter que fechar a unidade ou interromper algum serviço. Vamos fazer a reforma por partes para que os usuários continuem a ser atendidos normalmente”, enfatizou Paulo Serra.
“Capuava voltará a ser referência em nossa rede de saúde. Os importantes investimentos resgatarão uma de nossas unidades modelo, que inclusive acolheu o nosso Centro Saúde – Escola. Hoje desenvolvemos uma rede Saúde – Escola envolvendo todas unidades na tarefa nobre de socializar conhecimento de saúde pública”, comentou o secretário de Saúde, José Police Neto.