Santo André inicia curso sobre gestão, políticas e controle social no SUS
Formação é voltada a membros do Conselho Municipal de Saúde e conselhos locais de saúde
- Data: 19/07/2022 13:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Rafaela Mazarin
- Fonte: Secom-PSA
Curso sobre o SUS para conselheiros de saúde
Crédito:Alex Cavanha/PSA
A Secretaria de Saúde de Santo André está promovendo o curso “Gestão, Políticas e Controle Social no SUS”, voltado a membros do Conselho Municipal de Saúde e conselhos locais de saúde da cidade. A formação teve início no último sábado (16), com a participação de cerca de 200 pessoas, e terá dez encontros até o mês de setembro
O secretário de Saúde, José Police Neto, participou do primeiro dia de encontro, realizado no auditório da Faculdade Anhanguera. A formação teve início com a história do Sistema Único de Saúde e das políticas públicas de saúde.
“Nossas conselheiras e conselheiros são o elo mais poderoso que o Sistema Único de Saúde forjou na relação com nossa população. São os principais protagonistas da vida com saúde nas mais de 33 unidades que compõem nossa rede básica nos territórios e nos mais diversos serviços da poderosa rede de saúde que temos. Aprimorarmos juntos nossos conhecimentos é tarefa nobre que faz da saúde uma política promotora de vida”, diz José Police Neto.
Nesta quarta-feira (20), às 19h, haverá o segundo encontro, desta vez virtual, abordando assuntos como legislação e financiamento do SUS, apresentação da área técnica e desafios no âmbito nacional.
Entre outros temas que serão abordados nos encontros estão Controle Social e Participação Popular no SUS, Redes de Atenção, Avaliação e Controle na Saúde, Planejamento e Instrumentos de Gestão, Vigilância em Saúde, Educação Permanente em Saúde e Gestão da Educação na Saúde.
Para o dia do encerramento, que ocorrerá em 24 de setembro, serão debatidos assuntos dentro do tema Equidade, Vulnerabilidade e Políticas Afirmativas em Saúde, que aborda conceitos, impactos do racismo, machismo e LGBTfobia para a saúde da população e a importância da inclusão desses fenômenos sociais nas políticas públicas de saúde.