Santo André informatiza processos da Vigilância Sanitária e acelera resposta ao munícipe

Novo sistema já está operando e vai reduzir significativamente tempo de espera das solicitações, além de evitar deslocamentos até a Prefeitura

  • Data: 21/07/2023 09:07
  • Alterado: 21/07/2023 09:07
  • Autor: Anderson Fattori
  • Fonte: Secom/PSA
Santo André informatiza processos da Vigilância Sanitária e acelera resposta ao munícipe

Sistema Acto

Crédito:Eduardo Merlino/PSA

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A Prefeitura de Santo André segue no propósito de desburocratização dos processos e nesta quinta-feira (20) deu início à informatização plena dos serviços ofertados pelo Departamento de Vigilância à Saúde, vinculado à Secretaria de Saúde. Desta forma, os munícipes já podem fazer solicitações digitais por meio do Sistema Acto, entre eles a emissão, renovação e cancelamento de licença sanitária, certificado sanitário de veículo e LTA (Laudo Técnico de Avaliação).

Com a informatização, todos os serviços analisados e emitidos pela Vigilância Sanitária passam a ser digitais, dispensando o processo físico de papel, dando maior agilidade aos processos e permitindo aos munícipes e empreendedores abrirem e acompanharem suas solicitações totalmente de forma online, sem a necessidade de se deslocarem à Prefeitura.

“Essa informatização do sistema vem ao encontro do que propomos em todas as áreas da Secretaria de Saúde, que é o uso da tecnologia para desburocratizar processos e tornar a gestão mais ágil e, por consequência, mais eficiente. Essa é a forma que trabalhamos e todos os dias pensamos em maneiras de facilitar a vida dos munícipes que precisam dos serviços públicos oferecidos por Santo André. Com a mudança as pessoas vão ganhar tempo significativo, além de evitar deslocamentos desnecessários”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Antes da digitalização do sistema, para abrir um processo, o empreendedor tinha que se dirigir até a Praça de Atendimento localizada no Paço Municipal, preencher requerimentos e anexar documentos físicos, podendo ter que se deslocar mais de uma vez caso fossem pedidas informações complementares. Os documentos normalmente demoravam uma semana para chegar ao setor técnico. Agora, com o novo sistema, tudo acontece em tempo real.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão, ressalta os benefícios gerados ao meio ambiente com a menor utilização de papel. “É uma contribuição importante ao meio ambiente e um grande ganho para os empreendedores andreenses, que passam a ter processos com menor burocracia e maior agilidade, podendo acompanhar o passo a passo do processo, anexando complementos necessários e imprimindo suas licenças e certificados totalmente de forma online. É a Prefeitura inovando mais uma vez, fomentando a economia e facilitando a vida de quem gera emprego e renda”, pontua.

Para acessar o leque de serviços disponíveis é preciso acessar o site da Prefeitura no http://www.santoandre.sp.gov.br, descer a tela e clicar em Acesso Rápido, depois em Sistema Acto. Neste momento é necessário fazer um cadastro para prosseguir e depois basta clicar em “solicitar serviço”. Estão disponíveis na plataforma as seguintes opções: laudo técnico de avaliação (ITA), licença sanitária, certificado sanitário de veículo, licença da vigilância sanitária – renovação, certificado sanitário de veículo – renovação, cadastro de processos físicos anteriores ao eletrônico – licença sanitária, cancelamento de certificado sanitário de veículo e cancelamento de licença da vigilância sanitária.

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  • Data: 21/07/2023 09:07
  • Alterado:21/07/2023 09:07
  • Autor: Anderson Fattori
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