Santo André inaugura Cras Alzira Franco
Quinto equipamento do município vai atender 5 mil famílias da região; Prefeitura espera construir mais três unidades até o final desta gestão
- Data: 31/10/2013 17:10
- Alterado: 31/10/2013 17:10
- Autor: Raquel Budow
Crédito:
Santo André caminha para atingir a meta de entregar três Cras (Centro de Referência de Assistência Social) até o final de 2016. Nesta quinta-feira (31), Secretaria de Inclusão Social inaugurou a unidade Alzira Franco, a quinta da cidade. O equipamento, localizado na rua Amapolas, em frente ao conjunto habitacional Alzira Franco II, funcionará a partir desta sexta-feira (1º), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, para atender cerca de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social.
O Cras é a porta de entrada para toda a rede de serviços oferecida pelo município. Na avaliação da primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Fátima Grana, o novo equipamento cobrirá uma região importante. Ao comemorar a entrega do equipamento, a secretária falou do envolvimento dos profissionais na conclusão das obras. “Demos continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior devido à necessidade premente das comunidades próximas”, afirmou, ao salientar a sensibilidade de fazer um prédio acolhedor e colorido. “Queremos trazer alegria para a população.”
O prefeito Carlos Grana prestigiou a inauguração e comentou sobre a relevância do centro para uma área de Santo André que, por causa da construção do novo conjunto habitacional, cresceu demograficamente. E solicitou: “Precisamos cuidar do Cras como se tivéssemos cuidando da nossa própria casa. É um bem público e merece ser tratado com carinho para conservá-lo assim.”
O diretor da Aquapolo, Marcos Asseburg, afirmou que “a prova de que a parceria entre município e iniciativa privada dá certo é a viabilização de um bem como este para a população” – a empresa financiou a construção do prédio por intermédio do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) de compensação.
ESTRUTURA APROPRIADA – O Cras Alzira Franco inicia seu funcionamento e desafoga os Cras Centro, São Jorge e Vila Luzita, inaugurados em 2004, e o Cras Recreio da Borda do Campo, criado em 2008, além de aumentar o número de atendidos. O novo prédio custou R$ 1,7 millhão e contará com uma estrutura de 24 funcionários, entre auxiliares administrativos, agentes comunitários, assistentes sociais, psicóloga, serventes e guardas, coordenados pela assistente social Sheyla Miyuki Shibata. Na programação, serão incluídas oficinas e atividades socioculturais e educativas.
Moradora da região, Maria Deuzelita de Sousa, de 72 anos, participou da inauguração e aproveitou para marcar o horário para atendimento para o dia seguinte. “Meu aluguel é muito alto; não tenho condições”, contou, enquanto recebia orientações sobre a documentação necessária para fazer seu cadastro. “Preciso de ajuda”, arrematou. Ela será a primeira munícipe a ser atendida no novo Cras, nesta sexta-feira (1º).
SERVIÇO
Cras Alzira Franco
Endereço – Rua Amapolas, s/nº, no Jardim Alzira Franco
Funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefones – (11) 4474-1928 e 4437-2932