Santo André ganha obra em homenagem ao trabalhador

Assinado por Tomie Ohtake, monumento agora faz parte da paisagem do Paço Municipal; Monumento foi doado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em comemoração aos 80 anos

  • Data: 30/09/2013 07:09
  • Alterado: 30/09/2013 07:09
  • Autor: Rita Donato
  • Fonte: Secom PSA
Santo André ganha obra em homenagem ao trabalhador

Crédito:

Você está em:

Prestes a completar 100 anos, dos quais 60 dedicados à arte, a renomada artista plástica Tomie Ohtake assina a escultura Monumento ao Trabalhador, peça de 12 metros de altura e 15 toneladas que foi instalada no Paço Municipal. A cerimônia de inauguração da obra foi realizada neste domingo (29) e contou com a presença da autora.

Colocada ao lado do espelho d’água, ponto estratégico para que os moradores tenham acesso, o monumento foi doado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, em comemoração aos 80 anos da entidade. A escultura é uma homenagem à classe trabalhadora andreense, foi produzida por metalúrgicos do Grande ABC, que utilizaram chapa de aço SAC 350, e finalizada na cor vermelho sunburst – mesma tonalidade utilizada no Ford Escort XR3, produzido em 1984.

Filho de Tomie, Rui Ohtake explicou que a intenção, ao planejar a obra, era fazer com que a população tivesse acesso à sua arte. “Ela fazia questão de que as crianças brincassem no monumento. E já estão brincando. É a cultura se fundindo com a arte e com a história desta linda cidade”, observou, após elogiar a sensibilidade da mãe ao elaborar a peça pensando na flexibilidade da classe trabalhadora.

Ao lado da artista, o prefeito Carlos Grana falou da importância da categoria para a transformação econômica da cidade, relembrou a época que atuou como metalúrgico e disse que a escultura marcará a história do trabalhador. “Hoje, Santo André acordou mais feliz, mais colorida, e tem motivo especial porque poderá contemplar esta linda obra todos os dias. Tenho orgulho de ser ferramenteiro e estar prefeito para poder participar desta homenagem.”

HISTÓRIA – A inauguração do monumento contou com show do Demônios da Garoa, que subiu ao palco montado no Paço para rememorar clássicos do grupo e de artistas como Adoniram Barbosa, que passou parte da adolescência em Santo André.

A cidade também tem agora um pedaço de Tomie Ohtake que, aos 99 anos, é reconhecida como uma das principais representantes do abstracionismo informal. Seu acervo de pinturas, gravuras e esculturas está exposto em locais como o Monumento à Imigração Japonesa, localizado no centro de São Paulo, e na Avenida 23 de Maio, onde há grande obra pública.

CAMINHADA DA PAZ – Antes da cerimônia, o município sediou a primeira Caminhada da Primavera da Cultura de Paz, que reuniu 2.000 pessoas de todos os gêneros, religiões e classes sociais. Vestidos de branco, os moradores caminharam do Parque do Ipiranguinha até o Paço, onde barracas de comidas típicas e troca solidária foram instaladas promovendo um espaço de convivência.

“Cumprimos nosso objetivo. Reunimos crianças, pessoas com deficiência, idosos e juventude, todos foram às ruas pedindo paz. Foi a primeira experiência e muito proveitosa”, ponderou a diretora de Humanidades, Maria Ferreira de Souza, a Loló, depois de passar pela barraca do abraço gratuito – atividade organizada por grupo de psicólogos cuja proposta era ouvir o desabafo dos frequentadores.

No estacionamento da Prefeitura, onde as tendas foram montadas, era possível se alimentar e participar de ações de recreação no Espaço Criança – que ofereceu até fraldário –, além de usufruir dos serviços de saúde, educação, cultura e inclusão social, todas desenvolvidas por entidades parceiras, que presentearam o público com o emocionante coral de surdos e mudos. “A cada Primavera, vamos realizar esta atividade”, adiantou Loló.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/09/2013 07:09
  • Alterado:30/09/2013 07:09
  • Autor: Rita Donato
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados