Santo André diz não para descarte ilegal de entulhos
Semasa e Polícia Militar autuam em flagrante caminhão por descarte ilegal de resíduos na Sacadura Cabral. Crime ambiental ocorreu durante esta madrugada; veículo foi recolhido pela PM
- Data: 21/12/2019 13:12
- Alterado: 21/12/2019 13:12
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:
A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou, na madrugada deste sábado (21), motorista que dirigia um caminhão trucado que descartou, ilegalmente, cerca de 20 toneladas de entulho nas proximidades da Vila Sacadura Cabral, junto ao córrego dos Meninos – uma Área de Proteção Permanente. O caminhão foi parado pela Polícia Militar que acionou o Semasa.
O responsável, que dirigia o caminhão, não possuía documentos pessoais nem Carteira Nacional de Habilitação. Os agentes do Semasa emitiram um Auto de Infração Ambiental (multa) no valor de 5.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – equivalente a R$ 20.141,50) e a PM autuou o motorista por 11 infrações de trânsito.
O caminhão prestava serviços para uma empresa de transbordo de restos de materiais de construção, que funcionava na rua Lauro Muller, e que já havia sido interditada pelo Semasa no ano passado por operar sem a licença ambiental para esta atividade. Também, no ano passado, outro caminhão da empresa já havia sido flagrado e autuado por descartar grande quantidade de entulho na avenida Lauro Gomes.
Os policiais conduziram o responsável até o 1º DP de Santo André para lavrar o Boletim de Ocorrência. Além disso, o caminhão foi recolhido ao pátio de veículos e o infrator só poderá retirá-lo após o pagamento da multa ambiental, das infrações de trânsito, da regularização dos documentos e de efetivar a limpeza pelo dano ambiental causado pelo descarte de resíduos.
O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores e veículos envolvidos. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 115, 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia, pelo site do Semasa – de forma totalmente on-line, ou ainda pelo Facebook da autarquia.