Santo André derrota São Paulo e assume liderança no Paulistão
Equipe tricolor volta a apresentar problemas de finalização e cai para o dono da melhor campanha do estadual
- Data: 10/02/2020 06:02
- Alterado: 10/02/2020 06:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
Após novo erro da arbitragem e muitas chances desperdiçadas, o São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Santo André, jogando no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Fernandinho e Dudu Vieira marcaram para os mandantes, donos da melhor campanha do Paulistão, com 12 pontos, e líderes do Grupo B. Daniel Alves descontou de falta para o time tricolor, que estaciona nos 8 pontos e ocupa a 3ª posição do Grupo C.
Quem esperava em jogo truncado por conta da forte chuva que caiu da região horas antes de a bola rolar se enganou. Apesar do campo apresentar várias poças, principalmente na faixa central do gramado, as duas equipes conseguiram se adaptar rapidamente e conseguiram criar boas jogadas.
E logo aos 4 minutos, o Santo André abriu o placar. Fernandinho aproveitou rebote da defesa e acertou um belo chute, de fora da área, fora do alcance de Tiago Volpi. O lance, no entanto, gerou muita reclamação. Na origem da jogada, o atacante Ronaldo estava impedido e disputou o lance. Mas a arbitragem confirmou o 1 a 0. Vale lembrar que o trio (árbitro e auxiliares) que atuou no empate entre São Paulo e Novorizontino foi afastado pela Federação Paulista de Futebol após a grande quantidade de erros contra o time tricolor.
Mesmo com o placar adverso, os comandados de Fernando Diniz conseguiram criar boas chances de empatar, principalmente com Hernanes. O meia acertou uma finalização na trave e, em outra oportunidade, exigiu grande intervenção de Fernando Henrique.
Apesar de pressionado, o Santo André conseguiu se segurar e apostou nos contra-ataques. Foi assim que surgiu o gol de Dudu Vieira. Marlon avançou em velocidade pela esquerda e encontrou o volante infiltrando no meio da área. Livre, ele só teve o trabalho de escorar para o fundo do gol. O mesmo Dudu Vieira quase fez outro, em jogada idêntica, mas acabou parando em Volpi.
Depois de sair de campo muito vaiado, o São Paulo voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Juanfran e Anderson Martins, que foi titular no lugar do lesionado Bruno Alves, deram lugares para Everton e Igor Vinícius. Com as alterações, o time passou a contar apenas com Arboleda como zagueiro de ofício.
Sem conseguir atacar, o Santo André acabou atraindo o rival para seu campo. E depois de tanto pressionar, e perder uma chance incrível Vitor Bueno, o São Paulo descontou com Daniel Alves, de falta. A cobrança de longa distância desviou na barreira e tirou Fernando Henrique do lance.
A bola parada, aliás, virou uma alternativa para o São Paulo quando seus jogadores já não tinham mais pernas para criar jogadas e envolver a defesa adversária. O placar, no entanto, não voltou a ser movimentado.
Com a derrota, o São Paulo vai para o clássico contra o Corinthians, no próximo sábado, 15, às 19h no Morumbi, pressionado. Nesta semana, Antony e Igor Gomes, dupla estava com a seleção na disputa do pré-olímpico sul-americano, volta a ser opção para o setor de ataque.
FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 2 X 1 SÃO PAULO
Gols: Fernandinho, aos 5 minutos, e Dudu Vieira, aos 34 minutos, do primeiro tempo. Daniel Alves, aos 16 minutos do segundo tempo.
Santo André: Fernando Henrique; Ricardo Luz, Luizão, Rodrigo e Marlon; Paulinho (Nando Carandina), Dudu Vieira e Vitinho; Fernandinho (Julinho), Guilherme Garré (Buiú) e Ronaldo. Técnico: Paulo Roberto Santos.
São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), A. Martins (Everton), Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes (Brenner); Vítor Bueno, Pablo e Pato. Técnico: Fernando Diniz. Juiz: Vinicius Gonçalves Dias Araujo.
Amarelos: Vitinho.
Público: 6.404 pagantes.
Renda: R$ 353.980,00.
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.