Santo André conquista o terceiro lugar nos Jogos Regionais
Cidade melhora desempenho do ano passado quando ficou na quarta posição; foco agora são os Jogos Abertos do Interior que serão disputados em Mogi das Cruzes
- Data: 29/07/2013 09:07
- Alterado: 29/07/2013 09:07
- Autor: Thiago Alfredo Krauss
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A disputa foi acirrada até o último dia, mas Santo André venceu o duelo contra os municípios de Santos e São Caetano do Sul e assegurou, nesta sexta-feira (26), o terceiro lugar na classificação final da 57ª edição dos Jogos Regionais, disputados em Barueri, ficando atrás apenas de São Bernardo do Campo – campeão – e de Santos, que ficou em segundo lugar. Com a conquista, a cidade conquistou ainda o direito de disputar a primeira divisão dos Jogos Abertos do Interior, que acontecem de 16 a 27 de outubro, em Mogi das Cruzes.
Vale destacar que as medalhas de bronze no futsal masculino e, de prata e bronze no xadrez, conquistadas nesta sexta-feira (26) foram as últimas disputadas por Santo André e, justamente, os resultados que a cidade precisava para assegurar um lugar no pódio. Neste ano, o município andreense contou com plantel composto por 400 atletas.
“Estamos muito felizes com este resultado, principalmente porque é o início de uma nova gestão do esporte e já conseguimos melhorar a nossa posição na classificação final, se comparado ao ano passado”, destacou a diretora de lazer, Marta Sobral, ao mencionar ainda que a cidade tem muito trabalho pela frente. “Esta competição serviu de parâmetro para sabermos onde temos que dar uma atenção maior. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas vamos fazer o possível para seguir melhorando o esporte de Santo André”, concluiu.
Na quinta-feira (25), Santo André também teve um desempenho muito bom ao conquistar diversas medalhas importantes que contribuíram para a subida na classificação parcial. Entre as mais significativas estão o ouro no basquete feminino, assegurado na disputa após vitória contra São Caetano do Sul, por 62 x 42, e a prata no tênis de campo masculino.
Outras modalidades que também trouxeram medalhas para Santo André foram a ginástica artística feminina com a prata, enquanto que no masculino veio o bronze, mesmas conquistas no vôlei de praia – prata no feminino e bronze no masculino –, além de mais um bronze na capoeira.
O objetivo da competição foi favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios de São Paulo, além de buscar os melhores atletas ou equipes em cada uma das regiões esportivas, visando à participação nos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni. A ideia central foi ainda o de contribuir para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa.
Neste ano, Santo André competiu nas seguintes modalidades: atletismo masculino e feminino; basquetebol masculino e feminino; bocha masculino; capoeira masculino e feminino; ciclismo masculino e feminino; damas misto; futebol masculino e feminino; futsal masculino e feminino; ginástica artística masculino e feminino; handebol masculino e feminino; judô masculino e feminino; karatê masculino e feminino; malha masculino; natação masculino e feminino; skate (mirim, iniciante e amador); taekwondô masculino e feminino; tênis masculino e feminino; tênis de mesa masculino e feminino; vôlei de praia masculino e feminino e xadrez masculino e feminino.
JOGOS ABERTOS – Com a conquista do terceiro lugar na 57ª edição dos Jogos Regionais, realizada em Barueri, Santo André também conquistou o direito de disputar os Jogos Abertos do Interior que serão disputados de 16 a 27 de outubro, na cidade de Mogi das Cruzes e que contará com a participação de 200 municípios de São Paulo, divididos em oito regiões.
Nos últimos anos, a cidade havia garantido o direito de participar do torneio apenas por ser a cidade sede.