Santo André chega a 27 toneladas de itens doados para o Rio Grande do Sul
Sexto caminhão com donativos saiu nesta quinta-feira rumo à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos
- Data: 16/05/2024 16:05
- Alterado: 16/05/2024 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
Crédito:Eduardo Merlino/PSA
A Prefeitura de Santo André enviou nesta quinta-feira (16) o sexto caminhão com donativos para o Rio Grande do Sul. Pela manhã, um veículo carregado com mais de 8 toneladas de itens deixou a sede do Banco de Alimentos rumo à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, de onde um avião levaria o montante até o Sul do país. A região vem sofrendo com as consequências das chuvas e dos alagamentos desde a semana passada.
Com mais este caminhão, carregado de água mineral, Santo André chegou a 27 toneladas de donativos enviados. Há dez dias, três caminhões já haviam feito este mesmo percurso, com colchões, cobertores, materiais de limpeza e roupas de cama. Na segunda-feira (13), um quarto veículo partiu do Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil, enquanto na quarta-feira (15) o quinto saiu do Estádio Bruno Daniel.
Desde o início desta campanha, muitos itens foram arrecadados nas Lojas Solidárias e, após este minucioso processo de separação, kits de roupas, de higiene (incluindo fraldas e absorventes), de limpeza, de banho e de alimentos são montados para serem despachados, junto com colchões, cobertores, água mineral e outros.
“Os andreenses seguem demonstrando todo seu compromisso e poder de solidariedade ao atender a mais um pedido nosso para ajudar as famílias vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Nossas equipes seguem empenhadas em realizar a coleta, a triagem, montagem dos kits e organização dos itens que seguem para a Base Aérea. Agradecemos por tanto e continuaremos arrecadando para auxiliar ainda mais pessoas”, pontuou a presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.
As doações podem continuar sendo entregues nas Lojas Solidárias dos quatro shoppings centers de Santo André (ABC, no Piso Loft; Atrium, no Piso Térreo; Grand Plaza, no Piso Superior; e no Shoppinho, no Piso Álvares de Azevedo) e também na Coop Queirós (Avenida Queirós dos Santos, 456, Centro).
Vale ressaltar que, independentemente desta campanha emergencial em prol do Sul, o Fundo Social de Solidariedade segue auxiliando diariamente as 124 entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos, que ajudam aproximadamente 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Santo André.
Separação e identificação – As equipes do Fundo Social de Solidariedade empenhadas nesta ação em ajuda ao Rio Grande do Sul vêm realizando um trabalho intenso de triagem e montagem dos kits. Para tentar otimizar e dar celeridade, a coordenadora do Santo André Solidária, Denise Masselco, faz um pedido e levanta um questionamento aos andreenses.
“Verifique que todas as peças estão em bom estado de uso e higienizadas. Se possível, separe por tamanho, gênero e em embalagens identificadas com etiquetas. E os sapatos, garanta que estejam amarrados, para que não se percam no caminho. Você usaria o que está doando?”, perguntou Denise.
“E para quem quer doar alimento, pode montar uma cesta básica completa com arroz, feijão, açúcar, facilitando muito na hora de entregar. É importante também a gente encaminhar itens de higiene pessoais separados de produtos de limpeza, se possível em sacos transparentes, identificados e amarrados”, sugeriu a encarregada da Assistência Humanitária do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Daniela Vieira.