Santo André apresenta metas do mandato ao Polo de Design do ABC
Metas passam por todas as áreas e propõem comprometimento com diálogo social
- Data: 09/08/2013 19:08
- Alterado: 09/08/2013 19:08
- Autor: Robson Luiz Gisoldi
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Após apresentar as diretrizes do governo para mais de sete mil moradores nas 20 plenárias do PPA Participativo (Plano Plurianual), a Prefeitura de Santo André continua o processo de debates com entidades de classe da cidade para apresentar os 17 desafios da gestão e as ações estratégicas que já estão em andamento. Nesta sexta-feira (9), a equipe de governo apresentou as metas do mandato aos representantes do Polo Desing Center do ABC.
“O debate é importante para gerar ações em benefício da cidade. Queremos fazer parcerias com entidades representativas como o Polo e estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas da sociedade”, disse o prefeito Carlos Grana. Já a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Oswana Fameli, falou sobre a ideia de incluir a sociedade no debate de políticas públicas. “A intenção é sempre compor com os cidadãos que querem construir um município melhor, visando o bem estar social”, destacou.
Presidente da instituição, João Carlos Mazza enfatizou que a parceria com o poder público abre portas para colocar em prática propostas voltadas aos moradores, independentemente do segmento. “Pela primeira vez, fomos recepcionados pela Administração e temos grandes projetos para fazer em conjunto em prol da sociedade”, afirmou.
DESAFIOS – Entre as diretrizes apresentadas, o chefe do Executivo detalhou o foco em potencializar, ampliar e interferir nas oportunidades vocacionais e econômicas de Santo André. Tornar a Vila de Paranapiacaba um dos principais pólos turísticos do Estado de São Paulo também está nos planos do prefeito, bem como universalizar o saneamento básico no município, destinar 100% dos resíduos no Aterro Sanitário Municipal e acabar com as enchentes na cidade.
Segundo Carlos Grana, a Prefeitura pretende humanizar e garantir a eficiência do sistema da saúde. Para isso, investirá pesado na humanização, produtividade e qualidade do serviço público, além de superar a miséria em Santo André. Outros itens apresentados foram superar a meta de construção habitacional do programa de governo em duas mil unidades (somando cinco mil ao fim da gestão) e melhorar significativamente a mobilidade da cidade.
Uma das ações mais ousadas e que já estão em andamento na área da Educação é disponibilizar 4.500 novas vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos, além de garantir que os alunos concluam a fase I do Ensino Fundamental com plena capacidade de leitura, escrita e compreensão. Para encerrar a lista, o governo andreense pretende aumentar a sensação de segurança e enfrentar a questão do crack e outras drogas na cidade. O prefeito afirmou ainda que já trabalha para acabar com a desigualdade entre homens e mulheres, desenvolve projetos para embelezar a cidade e, por fim, integrar a população e garantir a participação social.