Santo André amplia linha de cuidado para criança com TEA

Secretaria de Saúde incorpora novos neuropediatras à rede e inicia projeto para formação profissional em parceria com universidades

  • Data: 01/11/2022 14:11
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSA
Santo André amplia linha de cuidado para criança com TEA

Santo André amplia linha de cuidado para criança com transtorno do espectro autista

Crédito:Alex Cavanha/PSA

Você está em:

A Secretaria de Saúde de Santo André ampliou, em outubro, o atendimento às crianças com transtorno do espectro autista (TEA) que acontece no Reabilita – Centro Especializado em Reabilitação, após encaminhamento da rede de atenção básica. O equipamento passou a contar com reforço de neuropediatras e sedia projeto inédito de formação profissional e oferta terapêutica coordenado pela Escola da Saúde, em parceria com centros universitários da região, o que aumentou a oferta de cuidados necessários à essa população.

O acesso ao tratamento no Reabilita é realizado pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que avaliam o paciente e realizam os encaminhamentos necessários. Após o diagnóstico realizado pelo neuropediatra e equipe multiprofissional, são definidas as ofertas terapêuticas.

Parte importante do processo foi a recente parceria firmada pela Secretaria de Saúde, por meio de sua Escola da Saúde, com instituições de ensino superior da região, como a efetivada com o curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC, e com os cursos de psicologia da Fundação Santo André, Universidade Anhanguera e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Segundo Stefanie Kulpa, diretora da Escola da Saúde, a ideia é ampliar as possibilidades de tratamento na rede municipal. “O projeto prevê a oferta de cuidado nas áreas de psicologia e terapia ocupacional para crianças de 4 a 12 anos com diagnóstico de TEA, que se enquadrem como casos leves e que sejam residentes do município de Santo André. É uma experiência que potencializa a integração entre a rede de saúde e as instituições formadoras da região, que possibilitará a ampliação e qualificação das ofertas de cuidado realizadas pela Secretaria de Saúde, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de novos profissionais de saúde”, comenta.

Os profissionais de saúde envolvidos, além da realização do atendimento às crianças e supervisão dos estudantes, extensionistas e estagiários, realizarão bimestralmente reuniões com as famílias para avaliação dos encontros e devolutiva dos aspectos desenvolvidos com as crianças durante os atendimentos. Nessas reuniões também serão realizados momentos formativos acerca do cuidado à criança com TEA.

Lanna Silva Gomes, 3 anos, é uma das crianças atendidas no Reabilita. Filha de Débora Guimarães da Silva e Douglas Gomes, ela passa por avaliação da equipe da unidade e ainda não tem fechado o diagnóstico de TEA. “Faz um ano que estamos acompanhando a evolução da Lanna em parceria com a família para entendermos o seu quadro. Constatamos evolução dela a cada atendimento”, comentou Luciane Santarosa, terapeuta ocupacional, que acompanha o caso ao lado da fonoaudióloga Vanessa Cucharo Pertico e da psicóloga Luana Sousa dos Santos.

Moradora do bairro Cidade São Jorge, Débora se diz satisfeita com o amparo recebido no Reabilita e constata a grande evolução da filha. “O tratamento aqui é muito bom, somos muito bem atendidas. Minha filha gosta muito de ir nas consultas e percebo a evolução dela a cada dia. Apesar de ela ainda não falar, já gesticula bastante e agora consegue participar das atividades na creche. Somos muito gratos por tudo”, comenta Débora.

Além da parceria com as instituições de ensino, a linha de cuidado com TEA conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), bem como das coordenadorias de Atenção Básica, Saúde Mental, Atenção Especializada e do Gabinete da Secretaria de Saúde de Santo André.

Compartilhar:
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA Santo André amplia linha de cuidado para criança com transtorno do espectro autista










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados