Samu de Mauá já conta com motolâncias para agilizar atendimentos
O prefeito Donisete Braga, juntamente com a secretária de saúde, Lumena Furtado, realizou a entrega de duas motolâncias para o Samu de Mauá.
- Data: 25/09/2013 08:09
- Alterado: 25/09/2013 08:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 24/9 no estacionamento do Paço Municipal com presença de secretários, vereadores e conselheiros de saúde.
A utilização de motolâncias nos serviços de urgência e emergência foi implementada pelo Ministério da Saúde, com objetivo de propiciar mais rapidez na chegada do primeiro atendimento. A estimativa é de que as motolâncias consigam chegar no mínimo 3 minutos antes da ambulância.
“Este ato sinaliza para população de nossa cidade a disposição do governo municipal em qualificar o sistema de saúde. Usar as motos e conseguir ganhar três ou cinco minutos para prestar o primeiro atendimento representa a possibilidade de salvar mais vidas”, destacou Donisete Braga.
A secretaria de saúde, Lumena Furtado lembrou a qualificação do Samu com a renovação da frota que ocorreu durante o ano. “Estes dois veículos de urgência vão fazer a diferença, principalmente naqueles casos onde é mais difícil a chegada do carro e nos momentos de pico no trânsito. O atendimento inicial, prestado pelas motolâncias permitirá estabilizar o paciente até a chegada da ambulância e assim faremos aquilo que é nosso principal objetivo, que é salvar vidas”, afirmou Lumena.
As motolâncias serão conduzidas por enfermeiros ou técnicos de enfermagem com capacitação para o atendimento inicial. Os equipamentos necessários são transportados no baú da motocicleta e em duas mochilas. O acionamento das motolâncias será definido pela central de regulação, que faz a avaliação de todos os chamados recebidos no 192. Conforme norma do Ministério da Saúde o atendimento com motolâncias sempre é feito por dois veículos e precede a chegada de uma ambulância.