Saint-Gobain Canalização apresenta iniciativas ESG na Fenasan 2023
Concorrendo ao Prêmio Ecoeventus, companhia quer ampliar e liderar o debate sobre a agenda ambiental, social e de governança
- Data: 03/10/2023 14:10
- Alterado: 03/10/2023 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação/Freepik
A Saint-Gobain Canalização está levando o tema ESG no saneamento para a Fenasan 2023, de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. No seu estande de 110 m², localizado na rua principal do evento, a companhia vai apresentar em vídeos suas iniciativas nas áreas ambientais e sociais. A companhia concorre ao Prêmio ECOEVENTUS, concedido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, por meio da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan). A honraria irá agraciar as empresas expositoras/investidoras que apresentarem em seus processos boas práticas de ESG (do inglês Environment, Social e Governance).
“Os pilares ESG ancoram a nossa estratégia de crescimento com longevidade. A Fenasan é um dos melhores momentos para mostrar ao mercado e aos clientes a nossa agenda em torno esse tema. É essa agenda ESG que dá luz ao nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, com o meio ambiente, a diversidade, a inclusão, além de todos os parâmetros de governança corporativa bem consolidada no grupo Saint-Gobain”, explica o CEO Latam, Marcelo Machado.
Diversidade e inclusão no estande
Para seu estande (4/10), a Saint-Gobain Canalização convidou o designer e artista plástico Jader Mattos, que, recentemente, desenvolveu e pintou o painel “Diversidades” em um dos muros da fábrica de Barra Mansa, no Rio de Janeiro (Link). Na obra, o tema é representado por uma mulher trabalhadora em primeiro plano. As cores utilizadas sugerem as diversas possibilidades de orientação sexual. Além disso, os personagens retratados não têm cores de pele, mas são multicoloridos. Complementam o desenho a imagem de um trabalhador e o tubo de ferro fundido dúctil, principal produto da Saint-Gobain Canalização, levando água e vida. O artista plástico vai autografar cartões com a reprodução da obra, levando sua mensagem de diversidade e inclusão para a Fenasan.
Também no estande, a acessibilidade será possível através de comunicação inclusiva com vídeos legendados e cartazes em braile para tudo que estiver exposto, além de rampa de acesso para cadeirantes, conforme regras ABNT.
Parceria por mais mulheres no saneamento
Ainda na área de diversidade e inclusão, a SG Canalização está fortemente empenhada em trazer mais mulheres para seus quadros de liderança. Para isso, fechou uma parceria inédita com a Se Candidate, Mulher!, maior startup do Brasil com foco em empregabilidade feminina. O foco está na atração de mais candidatas mulheres para os cargos de liderança nas áreas administrativa e operacional da empresa. A ação faz parte do programa de Diversidade e Inclusão da companhia, que visa a alcançar 30% de mulheres nos cargos de liderança, inclusive na área industrial. “Temos um programa voltado para a contratação feminina, inclusive para o chão de fábrica, o que é uma novidade para o nosso mercado, e estamos atentos e trabalhando com afinco para que nossas fábricas e nossas unidades administrativas sejam responsáveis ambientalmente e socialmente”, conta Tatiane de Paula, diretora de RH da Saint-Gobain Canalização.
Ações e conquistas na área ambiental
Nos últimos dois anos, a companhia reforçou suas ações nas áreas social e ambiental e vai apresentar essas iniciativas em vídeos que serão exibidos em seu estande na feira. Em dezembro de 2022, a Saint-Gobain Canalização conquistou um importante certificado de neutralidade de carbono. Resultado obtido em reconhecimento à redução de emissões da empresa e à remoção de carbono pela PAM Bioenergia, indústria de carvão vegetal da empresa. Em maio de 2023, a companhia recebeu a Certificação BV ESG 360, pois avaliações realizadas pelo Bureau Veritas atestaram que a empresa tem compromisso com a gestão e práticas que objetivam promover mudanças positivas para a sociedade.
A Saint-Gobain Canalização também trabalha para reduzir o volume de resíduos enviados para aterros sanitários em comparação ao ano de 2017 (base de dados do grupo SG). “Temos um conjunto de ações ESG que impactam a nossa operação, o nosso entorno e a sociedade como um todo. Estamos trabalhando para reduzir em até 80% o envio de resíduos para aterros sanitários até 2030”, conta Bruna Lacerda, diretora de Qualidade e Sustentabilidade da Saint-Gobain Canalização.
A empresa também destina para a reciclagem 85% dos seus resíduos totais. Segundo a executiva, 100% de papéis e plásticos (5 toneladas mensais) que seriam desperdiçados nas instalações da empresa são doados para a cooperativa COOPCAT (@coopcat_bm), formada por 40 catadores que atuavam em aterros sanitários de Barra Mansa. Outros materiais de descarte, como escória de alto forno, sucatas de ferro e aço, além de finos de sistemas de despoeiramento, são vendidos como matéria-prima para outras indústrias. “Nosso objetivo é dar uma destinação que não seja o aterro sanitário e, para isso, a parceria com a cooperativa é essencial. Através dela, promovemos a economia circular e o reaproveitamento dos mais variados tipos de resíduos”, afirma Bruna.
Cuidado com a água
Outra importante ação ESG da Saint-Gobain Canalização é a Estação de Tratamento de Água, com reaproveitamento de até 85% de água de reuso, volume suficiente para abastecer uma cidade de 84 mil habitantes por um ano (segundo o Instituto Trata Brasil, o consumo médio do brasileiro é de 150,5 litros/dia). A empresa também trabalha com metas de redução de captação de água do Rio Paraíba do Sul, além de fazer um retrofit para modernizar a ETA, com a instalação de medidores de vazão e instalação do Filtralite (solução em argila expandida que aumenta o tempo de intervalo entre as retrolavagens dos filtros de água), visando a melhorar a qualidade da água.
Futuro sustentável
Está no radar da companhia para 2024 ações como: aplicação de biometano proveniente de aterro sanitário em substituição ao gás natural; investimentos em compressores mais modernos e inversores de frequência para redução do consumo de energia; uso de energia elétrica proveniente de matriz renovável; desenvolvimento de fornecedores de matéria-prima mais próximo para minimizar emissões de gases oriundas de transportes; otimização de fretes através da telescopagem e uso de Tri-trem; inclusão de nova transportadora que usa Diesel Shell Evolux em parte de suas rotas de transporte, reduzindo as emissões de CO2; uso de um aplicativo para carona solidária no transporte de funcionários; a realização de um projeto de novos queimadores de gases na Bioenergia; e a utilização de veículos 100% elétricos nas coletas de compras FOB (Sigla para Free On Board — ou Livre a Bordo, em tradução literal. Nesse caso, o vendedor das mercadorias só é responsável por essas até o momento em que são coletadas ou redespachadas. A partir daí a responsabilidade sobre o custo do transporte fica por conta do destinatário na região metropolitana de São Paulo.
Reciclagem e redução de geração de resíduos durante a Fenasan
A Saint-Gobain Canalização fechou parceria com a Cooperativa Unindo Forças para receber o material (madeira e baguns) não reutilizado da desmontagem do estande da Fenasan. A Cooperunindoforças é uma cooperativa de artesanato em marcenaria que acredita em uma vida mais sustentável, e que, por isso, reaproveita madeiras no desenvolvimento de seus produtos. Fundada em 2006, a Cooperativa Unindo Forças nasceu em torno dos seguintes objetivos: gerar renda, contribuir com o meio ambiente e colaborar com a comunidade por meio da utilização de madeiras encontradas pelas ruas e terrenos, transformando pallets em lindas peças decorativas e oferecendo para a sociedade essas formas sustentáveis de decoração. Localizada no bairro Vale do Sol em Barueri, hoje é formada por 22 cooperados, na sua maioria mulheres entre 35 e 60 anos de idade.
O serviço de buffet contratado substituiu o descartável por reutilizável e os copos de plástico descartáveis deram lugar ao MEU COPO ECO, produzido por uma empresa com certificação B e forte engajamento socioambiental.
Sobre a Saint-Gobain Canalização
A Saint-Gobain Canalização é uma empresa brasileira do grupo francês Saint-Gobain (presente em 70 países e no Brasil desde 1937). A companhia fabrica tubos de ferro fundido dúctil utilizado em obras de grandes adutoras, além de acessórios como conexões, válvulas e tampões com a marca mundial PAM, oferecendo soluções completas para o setor de infraestrutura de água e esgoto; indústria; irrigação; mineração e construção civil, no Brasil e em todos os países da América Latina. A empresa tem atualmente 1.300 funcionários e instala mais de 1.500 km de tubo de ferro fundido dúctil no Brasil por ano.