Saiba como reciclar em Ribeirão Pires e contribuir para a preservação ambiental
Coleta seletiva, descarte de lixo eletrônico e ações como o Tigela Cheia fazem parte das estratégias de sustentabilidade, alinhadas aos ODS da ONU
- Data: 15/10/2024 15:10
- Alterado: 15/10/2024 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Coleta Seletiva pode ser agendada por meio do App Ribeirão Pires Digital
Crédito:Divulgação/PMETRP
A Prefeitura de Ribeirão Pires tem adotado uma série de medidas para facilitar a reciclagem e o descarte consciente de resíduos, alinhando suas políticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Essas ações visam promover a sustentabilidade e contribuir para o cumprimento de metas globais, como o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
Uma das principais iniciativas é a Coleta Seletiva, que abrange todos os bairros da cidade e pode ser agendada pelo aplicativo Ribeirão Pires Digital. Este serviço está em conformidade com o ODS 11, ao melhorar a gestão de resíduos sólidos e tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis. A separação adequada dos materiais recicláveis contribui para o ODS 12, promovendo a redução de resíduos e o consumo responsável de recursos.
Para reforçar o descarte correto de lixo eletrônico, a Prefeitura organiza um Drive-Thru toda última quarta-feira do mês, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro). A ação previne que esses materiais, ricos em metais pesados, contaminem o meio ambiente, alinhando-se às metas do ODS 12, que propõe uma gestão ambientalmente correta dos resíduos químicos e eletrônicos.
A iniciativa Tigela Cheia, realizada todo último sábado do mês na Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/n – Centro), contribui diretamente para o bem-estar animal e para a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais. Por meio da troca de garrafas pet por ração, a Prefeitura promove o consumo sustentável e incentiva a participação social, além de apoiar o ODS 15 – Vida Terrestre, ao fomentar a adoção de cães e gatos e garantir a vacinação antirrábica.
O descarte de lâmpadas é realizado no estande da Reciclus, no Paço Municipal, além das unidades da Cooperhodia. A reciclagem correta dessas lâmpadas, que contêm mercúrio, contribui para minimizar os danos ambientais, reforçando o compromisso com o ODS 12, que incentiva o manejo seguro de substâncias tóxicas e a redução de sua emissão para o ambiente.
Para o descarte seguro de medicamentos usados, as farmácias da cidade estão à disposição, enquanto pilhas e baterias podem ser entregues em supermercados, Casas Bahia e no Paço Municipal. Essas medidas, focadas no descarte seguro de resíduos perigosos, também colaboram com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ao prevenir a contaminação do solo e da água.
Por fim, a reciclagem de tampinhas de garrafa é incentivada por meio de um ponto de coleta na Rua João Domingues de Oliveira, 320, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esta ação ajuda a reduzir os resíduos plásticos e está alinhada aos objetivos de consumo e produção sustentáveis – ODS 12.
A adoção dessas iniciativas demonstra o compromisso da Prefeitura de Ribeirão Pires com a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao integrar as metas globais em suas políticas locais, o município não só avança na preservação ambiental, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e responsável.