Saiba como realizar a entrega voluntária de animais silvestres em Ribeirão Pires
Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal está preparado para receber qualquer espécie. Entrega voluntária não gera nenhuma punição
- Data: 13/08/2021 11:08
- Alterado: 13/08/2021 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Uma Tartaruga Tigre D’água de Orelha Vermelha foi entregue voluntariamente por um munícipe que criava o animal em sua casa
Crédito:PMETRP
A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Equipe de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, aceita a entrega voluntária de animais silvestres e/ou exóticos, que são mantidos ilegalmente, fora de seu habitat natural. Esse tipo de animal tem sua posse e comercialização proibida em todo Brasil. A prática está prevista em lei e não causa sanções legais a quem realiza a entrega.
Depois entregue, o animal passará por avaliação veterinária, para que possa ser reinserido na natureza após processo de readaptação, caso seja constatada a necessidade. A soltura do animal não pode ser realizada por conta própria, sem acompanhamento de profissionais, já que são necessários procedimentos específicos para a readaptação do animal.
“Sendo uma espécie exótica, a soltura deste animal na natureza, não é recomendável, uma vez que uma espécie de fora do habitat natural pode gerar uma série de desequilíbrios em outras espécies”, explicou o biólogo da prefeitura, Renato Abbade Silva. “Essa ação causa desequilíbrio ecológico, por isso identificar de onde é o animal é importante”, completou.
A posse ilegal de animais silvestres ou exóticas pode gerar pena de seis meses a um ano de prisão, de acordo com Artigo 29 da lei 9.605/98 de crimes ambientais.
Tartaruga – na semana passada um munícipe fez a entrega voluntária de uma Tartaruga Tigre D’água de Orelha Vermelha, que era criada em sua casa. O animal foi avaliado por veterinários e como não apresentou nenhuma lesão ou comportamento estranho foi levado para a Reserva Ambiental Mata Atlântica de Ribeirão Pires.
Para ocorrências de resgates e salvamentos de animais, denúncias, dúvidas e entregas voluntárias, os números de contato da Equipe de Proteção e Bem-Estar Animal são: 4824-4197 ou 97211-1112 (WhatsApp).