Roubos de veículos caem em Santo André no primeiro semestre deste ano

Números foram avaliados na primeira reunião na sala de gerenciamentos de crise do Centro de Operações Integradas (COI)

  • Data: 31/07/2019 09:07
  • Alterado: 31/07/2019 09:07
  • Autor: Daniel Betega
  • Fonte: Secom PSA
Roubos de veículos caem em Santo André no primeiro semestre deste ano

Crédito:Helber Aggio/PSA

Você está em:

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou um novo balanço das ocorrências registradas no primeiro semestre deste ano, que apontou redução em vários índices criminais em Santo André na comparação com o mesmo período do ano passado. O número de roubos de veículos caiu 34,39%, de 1.288 para 845 e os furtos de veículos tiveram queda de 6,9%, de 2.262 para 2.106 casos.

Os dados de roubos em geral também tiveram redução, de 3.991 para 3.355, uma queda de 15,94%. Já as ocorrências de furto caíram 9,29%, passando de 3.584 para 3.251 registros de boletins de ocorrência. Os números foram avaliados nesta terça-feira (30) na primeira reunião com as forças policiais da cidade na sala de gerenciamentos de crise do Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura.

“Estamos no caminho certo, diminuindo os índices criminais a cada mês com medidas de segurança eficientes na nossa cidade. Com o COI podemos atender as ocorrências com mais rapidez e aumentar a sensação de segurança da população”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O COI interliga imagens de mais de 300 câmeras em um único espaço e triplicou a capacidade de monitoramento de ruas e avenidas da cidade, com imagens geradas pela Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Defesa Civil, Polícia Militar, SATrans e Samu, para um atendimento mais rápido de ocorrências, além de proporcionar um caráter preventivo na segurança, com o uso destas imagens para auxiliar em investigações.

A queda nos índices também é resultado de um conjunto de medidas tomadas pelas forças de segurança do município, que criaram o Comitê Integrado de Segurança (CIS), além da adesão do município ao Programa Detecta, que sincronizou 19 câmeras de monitoramento para identificar, por meio da leitura da placa, veículos que estão com queixa de roubo. O CIS monta um mapeamento da criminalidade, possibilitando uma melhor estratégia de patrulhamento por rondas, além de montar operações específicas para os bairros.

A articulação das forças policiais é determinante também para a concretização de diversas operações policiais, como a Sono Tranquilo, a Integrada Municipal e a Ponto Seguro. A Guarda Civil Municipal participa ativamente de todas estas operações, incluindo as organizadas pela Polícia Militar, como a Força Total, Integrada Metropolitana e Paz Pública.

Compartilhar:
1
Crédito:Helber Aggio/PSA
1
Crédito:Helber Aggio/PSA
1
Crédito:Helber Aggio/PSA










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados