Roubo de veículo cai 57% em Diadema

Investimentos da Prefeitura em barreiras eletrônicas (Sistema Detecta), totens e câmeras, contribuem pra reduzir casos de roubos e furtos de veículos, entre outros crimes

  • Data: 07/03/2024 19:03
  • Alterado: 07/03/2024 19:03
  • Autor: MarcosLUiz
  • Fonte: PMD
Roubo de veículo cai 57% em Diadema

Crédito:Dino Santos/PMD

Você está em:

Estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP) apontou queda nos índices criminais do município de Diadema em janeiro deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2023. Com relação a roubo e furto de veículo, as reduções foram de 57% e 14%, respectivamente.

Segundo o estudo da SSP-SP, baseado em números do Sistema de Informações Criminais (INFOCRIM), a cidade de Diadema apresentou redução de ocorrências criminais que atentam contra a vida e o patrimônio. A lista de diminuições inclui homicídio doloso (-50%), de 2 para 1 caso; homicídio doloso por acidente de trânsito (-50%), de 2 para 1 caso; roubo de veículo (-57%), de 91 para 39 casos; roubo de carga (-67%), de 3 para 1 caso; roubos em geral (-32%), de 387 para 264 casos; furto de veículos (-14%), de 85 para 73 casos; estupro (-33%), de 3 para 2 casos.

A notícia da redução de índices criminais do município foi comemorada pela Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema. A pasta é a responsável direta pelo Programa Municipal de Segurança Cidadã, que tem foco na prevenção.

“A política de segurança pública do prefeito de Diadema, José de Filippi, é aliada da ciência, portanto, também é pautada por estudos estatísticos e de inteligência”, explicou o secretário de Segurança Cidadã, Deivid Couto.

“Evidentemente, a Prefeitura recebe com alegria essas reduções criminais, mas vai continuar trabalhando em prol da segurança pública, investindo para tornar a cidade ainda mais segura. De modo especial, sempre valorizando o policiamento preventivo da GCM e a integração dela com a Polícia Militar e a Polícia Civil”, afirmou o secretário municipal, Deivid Couto.

Investimentos em tecnologia, inteligência e GCM, para enfrentar a criminalidade e violência

Símbolo tecnológico do compromisso da Prefeitura com a melhoria da segurança pública da cidade, o Centro Integrado de Monitoramento já completou um ano de relevantes serviços. Projetado pela Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, o Centro é um serviço 24 horas, operado pela Guarda Civil Municipal (GCM).

No ano passado, a GCM ganhou um reforço de mais 49 novos guardas civis concursados. “Esse investimento nos possibilitou ampliar a presença da GCM na cidade, aumentando o policiamento preventivo e fortalecendo serviços essenciais como o Monitoramento”, disse o comandante GCM, Edivaldo Mendes.

O Centro Integrado de Monitoramento conta com 346 câmeras instaladas em escolas municipais, totens de vigilância e outras. As filmagens já auxiliaram a Polícia Civil e a Polícia Militar no esclarecimento de diversos crimes, inclusive homicídios e tentativa de homicídio.

De acordo com o secretário adjunto de Segurança Cidadã, Antônio Fonseca, a implantação do Centro Integrado de Monitoramento está sendo por etapas e deverá receber mais câmeras, posteriormente.  “A meta da Prefeitura é expandir a rede de monitoramento adquirindo mais câmeras e integrando outros sistemas, inclusive privados”, informou Fonseca.

Outra iniciativa do Governo Municipal na área de inteligência foi a retomada do convênio estadual com o Sistema Infocrim. Com a parceria, a cidade passou a ter acesso direto ao banco de dados criminais que é um dos maiores do mundo.

“Outra novidade importante da Prefeitura é a recriação do Observatório Municipal de Segurança Pública. Essa nova e importante ferramenta será responsável pela análise das estatísticas, contribuindo para ações de inteligência e formulação de políticas públicas para o enfrentamento da criminalidade e violência”, anunciou o secretário de Segurança Cidadã, Deivid Couto.

Compartilhar:

  • Data: 07/03/2024 07:03
  • Alterado:07/03/2024 19:03
  • Autor: MarcosLUiz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados