Ricardo Balistiero dá dicas sobre organização do orçamento
Economista da Mauá aponta cinco maneiras para manter a saúde financeira pessoal e familiar durante a recessão econômica do Brasil
- Data: 23/06/2020 15:06
- Alterado: 23/06/2020 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
Em época de crise e incertezas econômicas é muito importante organizar a vida financeira, sobretudo saber onde investir as suas economias, planejar os gastos, manter o orçamento equilibrado e sólido, além gerenciar eventuais dívidas, até mesmo após a pandemia.
Ricardo Balistiero – Economista, Professor e Coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia – acredita que cinco temas devem estar bem claros na cabeça do brasileiro para tentar evitar o colapso financeiro: Como sobreviver financeiramente em tempos de crise; Principais ações para um orçamento equilibrado; Como planejar seus gastos; Constituição de uma reserva de emergência e Formas de gerenciamento de dívidas.
“Acredito que a pandemia pode despertar um novo sentimento no consumidor, ou seja, uma reflexão acerca da necessidade de consumo desnecessário. Será que eu preciso trocar o celular e o carro com tanta frequência? Preciso realmente comprar mais um par de sapato ou ir ao supermercado toda semana?”, diz.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 58 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 54 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.