Ribeirão Pires terá simulado de acidente realizado pela Transpetro
Equipes da Prefeitura participarão da ação programada para dia 20 de julho, no Jardim Luzitania
- Data: 19/07/2023 10:07
- Alterado: 01/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:PMETRP
A Prefeitura de Ribeirão Pires participará de simulado que será realizado pela Transpetro, no Jardim Luzitania, na próxima quinta-feira (20). A simulação irá movimentar a Defesa Civil da cidade, assim como integrantes de outras pastas, como Obras e também agentes de trânsito. Além dos órgãos municipais, entidades estaduais também deverão comparecer ao simulado como Cetesb, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além da Cruz Vermelha e o SAMU.
Na atividade, que simulará vazamento de petróleo em um dos dutos que passa pelo bairro, a Transpetro pretende remover cerca de 80 pessoas em situação que exigiria atendimento médico. A ação ocorrerá das 10h às 12h.
“A Defesa Civil é o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas. É essencial estarmos capacitados para minorar os sofrimentos das populações assoladas por desastres que possam acontecer em nosso município”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, o Tenente Celso Machado Lopes.
Além da simulação de evacuação, a Transpetro também irá realizar exercício de combate à poluição, ações preventivas contra incêndio e atendimento às vítimas.
O objetivo do simulado de acidente é o de avaliar todo procedimento de emergência e segurança da companhia e avaliar quais são as ações que funcionaram e quais necessitam de aperfeiçoamento. Assim que o simulado for realizado, a Transpetro deverá elaborar relatório com os resultados.
O exercício faz parte de um cronograma regular de treinamentos realizados pela Transpetro, que visam testar continuamente as estratégias e a efetividade das ações de resposta. “O propósito é aperfeiçoar a interação com os órgãos públicos parceiros e com as comunidades, treinar nossos fluxos e equipes, verificar todo o processo de comunicação, buscando sempre a proteção das pessoas e do meio ambiente”, afirma a gerente de Manutenção das Faixas de Dutos e Terminais de São Paulo, Adriana Andrade.