Ribeirão Pires reforça compromisso ambiental com coleta de mais de 900 lâmpadas em 2023
A parceria entre a cidade e a Reciclus visa reduzir impactos ambientais
- Data: 04/09/2023 15:09
- Alterado: 04/09/2023 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Foram 903 lâmpadas recolhidas pela parceria entre Prefeitura e Riciclus
Crédito:Gabriel Mazzo/PMETRP
A Prefeitura de Ribeirão Pires garante mais um importante avanço para a preservação ambiental. Por meio de parceria com Reciclus, o município coletou em 2023, 903 lâmpadas que seriam descartadas em lixo comum. A iniciativa continua no ponto de coleta no Paço Municipal, com o objetivo principal de reduzir os impactos negativos da destinação incorreta desses materiais.
As lâmpadas, muitas vezes negligenciadas em relação ao seu potencial de contaminação, podem conter metais pesados extremamente tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio, que representam uma ameaça significativa à saúde humana e ao meio ambiente quando descartados de maneira inadequada.
A secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo, destacou a importância dessa parceria. “Nossa cooperação com a Reciclus é fundamental para conscientizar a população sobre a relevância do descarte responsável de lâmpadas. Estamos comprometidos em minimizar os riscos ambientais e de saúde pública associados a esses resíduos. Cada lâmpada coletada representa um passo em direção a um ambiente mais saudável e sustentável para todos.”
Além da coleta de lâmpadas no Paço Municipal, a Prefeitura também disponibiliza outros quatro pontos de coleta de pilhas e baterias em diferentes locais da cidade, incluindo o Shopping Garden, o Parque Luiz Carlos Grecco e o posto Ipiranga da Avenida Santo André. O ponto de coleta no Paço Municipal também aceita doações de caixas de leite vazias, que são reutilizadas na produção de mudas no viveiro municipal.