Ribeirão Pires realizou Encontro de Capoeira para Mulheres nesse sábado (16)
Evento gratuito foi aberto à população e teve o intuito de conscientizar e empoderar o público feminino
- Data: 17/03/2019 09:03
- Alterado: 17/03/2019 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:
Neste sábado, dia 16, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Participação e Inclusão Social, promoveu a quarta edição do projeto “Encontro de Capoeira para Mulheres”. A ação, que teve entrada gratuita, aconteceu em parceria com o Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial e mulheres do grupo de capoeira Berimbrás.
O evento aberto à população reuniu diversas atividades esportivas e culturais voltadas às mulheres durante todo o dia. No período da manhã, na sede regional do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, foram realizadas roda de conversa sobre empoderamento da mulher e oficinas de samba de roda e maculelê.
No período da tarde, as atividades aconteceram na Vila do Doce. Os participantes percorreram vias do centro da cidade com o Berimbalada das Mulheres, em uma caminhada ao som de berimbaus. Em seguida, o público curtiu aula aberta de capoeira, homenagens para as mestras, apresentações de roda de capoeira, jongo e samba de roda.
Integrante há um ano e meio do grupo Berimbrás, Cleide Alves da Silva, de 37 anos, moradora de Ouro Fino, falou sobre a importância do evento. “Nós fizemos uma programação diferente para chamar a atenção de todos, principalmente das mulheres. Nosso objetivo é trabalhar o empoderamento feminino, conscientizar as mulheres. Muitas ainda são submissas e não conhecem seu próprio potencial. É preciso fazê-las descobrir e acreditar que são capazes de fazer qualquer coisa e atingir qualquer objetivo que desejem”, afirmou.
“O evento é a união das mulheres dentro do esporte e da cultura brasileira, e representa o crescimento do público feminino, dentro de uma arte marginalizada como a capoeira, em Ribeirão Pires. As mulheres, ao praticar a capoeira, rompem com a ideia de que apenas homens podem realizar tal esporte”, explica a secretária de Participação e Inclusão Social – SPAIS, Elza da Silva Carlos.
Além da secretária, estiveram presentes no evento o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social da cidade, Flávia Dotto.