Ribeirão Pires promove Oficina Municipal sobre violência Autoprovocada
Capacitação foi destinada aos profissionais de saúde para que seja executado uma linha de cuidado para atendimento de casos
- Data: 28/09/2022 17:09
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Psicóloga e facilitadora
Crédito:PMETRP
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires promoveu nesta quarta-feira, dia 28, uma oficina municipal sobre violência autoprovocada, destinada aos profissionais de saúde de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Representantes de todos os serviços estiveram presentes nesta primeira capacitação. O objetivo é a composição de uma linha de cuidado para atendimento de casos.
O evento foi comandado pela psicóloga e facilitadora, Carina Palma de Moura, que além de falar sobre os temas que envolvem os fatores de risco, expôs o lado do profissional de saúde, pedindo para que cada um dos presentes comentassem como se sentiam ao atender casos de tentativas de suicídio.
Para a psicóloga da UPA, Rosemary Pedrosa, uma das maiores dificuldades dos profissionais está na caracterização da violência. “Hoje a maior dificuldade do profissional está em tipificar o tipo de violência. Uma violência autoprovocada deve ser bem avaliada e é preciso saber a intencionalidade do caso, para isso, é necessário fazer um trabalho de escuta bem apurado”, comentou Rose.
De acordo com a facilitadora Carina Palma, toda violência autoprovocada tem um sinal de sofrimento. “A violência autoprovocada pode vir de todo o lugar, tem várias facetas. O denominador comum é que normalmente é uma manifestação de sofrimento. O profissional de saúde, por sua vez, precisa ter o preparo necessário para atender os casos e estamos aqui para desenvolver essa linha de cuidado”, detalhou.
A composição de uma linha de cuidado para casos de violência autoprovocada terá continuidade em dois próximos encontros, que estão previstos para acontecer em outubro e novembro. No mês de dezembro, um terceiro encontro, que será regional, irá apresentar o plano de cada Município para atendimento dos casos.