Ribeirão Pires promove capacitação aos enfermeiros da Atenção Primária sobre testes de dengue
Vigilância à saúde municipal realizou o encontro com os profissionais das UBSs e USFs para afinar os novos protocolos
- Data: 10/02/2025 16:02
- Alterado: 10/02/2025 16:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Na manhã desta segunda-feira (10), equipes de enfermagem da Atenção Primária – UBSs e USFs – de Ribeirão Pires participaram de capacitação na Secretaria de Saúde sobre o uso do teste rápido de dengue. A iniciativa permanente, conduzida pela Vigilância à Saúde, teve como objetivo aprimorar os protocolos de atendimento, garantindo mais agilidade e precisão no diagnóstico da doença nas unidades de saúde do município.
Com protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, o público-alvo que fará os testes rápidos será formado por pessoas com suspeita de dengue, que não apresentem sinais de alarme ou gravidade da doença, com idade entre 2 e 65 anos, e que estejam entre o 1° e o 5° dia de sintomas. Nos demais casos, entre eles os sintomas mais graves, a equipe fará teste de sorologia.
“Nosso objetivo é padronizar os atendimentos e garantir que os testes rápidos sejam utilizados de forma adequada, permitindo diagnósticos mais ágeis. Com protocolos bem definidos, conseguimos direcionar melhor o cuidado, priorizando a segurança e a saúde dos pacientes”, disse a diretora de Vigilância à Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Bezerra.
As unidades de saúde também estão disponibilizando a vacina contra a dengue, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde. A imunização está disponível para crianças de 10 a 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses. Em casos de infecção recente pelo vírus, recomenda-se aguardar seis meses para o início do esquema vacinal