Ribeirão Pires promove 1º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial
Evento reuniu equipes que atuam em serviços municipais para a garantia do cuidado e da promoção à saúde mental
- Data: 28/09/2023 11:09
- Alterado: 28/09/2023 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Prefeitura de Ribeirão Pires
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu nesta quarta-feira (27) profissionais da rede de cuidado à saúde mental da cidade para dialogar sobre o Setembro Amarelo e fortalecer os laços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O evento marcou o encerramento da programação especial voltada à campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida na cidade, que contou com oficinas e intervenções em espaços públicos.
Participaram do encontro profissionais da saúde, da educação, da assistência social e também de segurança pública. Pacientes e familiares acompanharam a atividade e puderam, além de esclarecer dúvidas, compartilhar vivências. O evento abriu espaço para disseminar informações sobre os serviços gratuitos de saúde mental disponíveis na rede municipal.
Vale ressaltar que, em Ribeirão Pires, a Rede de Atenção Psicossocial é formada pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – para casos de urgência/emergência), unidades da Atenção Primária (USFs e UBSs), Centro de Especialidades Médicas, três CAPs e Hospital Maternidade São Lucas.
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da rede de proteção e acolhimento aos moradores. “Saúde mental é assunto sério e precisa estar sempre em discussão, para que todos tenham acesso às informações sobre serviços de apoio. As equipes da Prefeitura se dedicam para garantir o acolhimento, a escuta e o melhor cuidado possível com os pacientes”, avaliou.
Entre as rodas de conversa, o evento contou também com atrações musicais realizadas por profissionais do Centro de Apoio Psicossocial, e apresentação teatral para as crianças.
A coordenadora da saúde mental de Ribeirão Pires, Ana Lúcia de Amaral Bueno, citou que o evento une a rede. “O mês amarelo já traz uma temática importante para o debate, mas que essa união entre secretarias demonstrada neste evento seja um reforço para que o cuidado seja cada vez melhor e mais acolhedor”, citou.
Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou mais de 13 mil atendimentos psicológicos individuais realizados pela equipe de psicólogos da rede. Os serviços são interligados de forma a criar uma rede capaz de fornecer assistência abrangente às pessoas que enfrentam transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de substâncias químicas, bem como às suas famílias, atendendo às diversas necessidades.