Ribeirão Pires prepara mais de 40 semanas de eventos e festas na cidade
Programação do calendário se estende para até o fim de 2024, com eventos tradicionais como o Festival do chocolate a novos
- Data: 15/07/2023 19:07
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
Nesta semana foi divulgada a agenda oficial de eventos de Ribeirão Pires, durante uma coletiva de imprensa, no Saguão da EMARP (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires). As mais de 40 semanas de programação, contam com eventos que a diversidade é protagonista, com festividades voltadas para o Hip-Hop, Jazz, Chorinho, Rock, Festa Italiana, Circuito Religioso, Circuito Gastronômico e outros.
O prefeito Guto Volpi anunciou: “Vai ser muito importante esse momento que a gente consolida um calendário anual e já de 2024 da cidade de Ribeirão Pires. Isso facilita toda a nossa programação. Todo o planejamento orçamentário e financeiro, como também ajuda os calendários festivos das outras cidades do ABC a não conflitar data, ou até regionalizar as principais datas ”.
Alguns eventos que compõem o calendário seguem com investimento exclusivo da prefeitura. Mas não foi divulgado qual o valor total previsto. Guto afirma que o planejamento com mais de um ano de antecedência pode ser um aliado para futuras parcerias e melhor organização das secretarias do município.
“Um cara da Ambev veio aqui e falei que estaríamos lançando o calendário de 2023 e 2024. Ele disse que éramos a primeira cidade que entrega o planejamento para dois anos. E caso ele não participe agora, com certeza participará das próximas. E a Coop também elogiou, por poder pensar (nos patrocínios) ao longo do ano. E para a prefeitura é bom, porque cada secretário já se planeja”.
Mas ele ainda afirma que seu compromisso é com os empreendedores locais. “A gente quer valorizar o pequeno e muitas vezes essas grandes empresas sufocam um pouco esse crescimento por querer exclusividade no evento, então a gente tem muita cautela para lidar com isso”.
A ideia em criar novos eventos surge do empenho em divulgar cada vez mais a cidade como rota turística de São Paulo. A prefeitura entende que canalizar a energia na cultura promoverá a cidade.
“Criamos festivais novos, por sermos uma estância turística. E a FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires) provou mais essa veia literária e cultural de Ribeirão Pires. Porque o turismo de Ribeirão vai ser construído em cima da cultura. Claro, toda a infraestrutura da cidade vai ficar tudo muito legal. Estamos com obras em todos os mirantes da cidade e na Vila do Doce. O Paço Municipal vai ser uma grande praça cívica e ponto de cultura. Mas a FLIRP mostrou que podemos avançar nosso layout para a rua”.
O prefeito de RP afirmou que nunca em sua experiência em cargos públicos viu um calendário como este “Eu confesso que nunca vi um calendário de eventos tão intenso quanto o da cidade de Ribeirão Pires. É um investimento que a gente faz pesado no turismo cultural e de negócios, porque tudo vai gerar negócios. Desde o nosso artesanato a gastronomia da cidade, há uma expectativa de crescimento muito forte com esse fomento cultural e de evento em Ribeirão Pires”.
“Esse calendário está tão intenso que muitas festividades vão alcançar o sucesso que tem o festival do chocolate. Não é o Festival do Chocolate que se diminui pelo calendário, a gente eleva o nível cultural da cidade. Mas de fato o Festival do Chocolate é a grande cereja do bolo”, reforçou o prefeito.