Ribeirão Pires pede conscientização de moradores sobre queimadas ilegais
Queimar pastos, lixos, mato e qualquer outro produto pode causar danos ao meio ambiente, sobretudo neste período de tempo seco
- Data: 13/08/2021 13:08
- Alterado: 13/08/2021 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:PMETRP
A prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires está realizando campanhas para a conscientização dos moradores sobre as queimadas feitas propositalmente, principalmente, neste período de seca. A prática polui o ar, o que, por consequência, pode causar doenças cardíacas e respiratórias, além do dano ambiental irreparável. Em post nas suas redes sociais, a prefeitura tenta informar sobre os danos que este ato pode trazer, além das punições legais.
A queimada de pastos, terrenos, lixos e quintais é um crime previsto na lei 9.605 de 1998, a pena pode ser desde prestação de serviços comunitários até reclusão domiciliar, além da multa cujo valor pode variar dependendo da queimada.
O período atual é o de maior seca nos últimos 91 anos, segundo dados do governo federal, que emitiu pela primeira vez na história um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro. Com a falta de chuvas, o tempo seco aliado ao vento favorece ainda mais a proliferação do fogo.
Para denúncias os números são: 4824-4197 ou 4828-9800 ramal 3.