Ribeirão Pires integrará Muralha Paulista, evolução do sistema Detecta
Novas tecnologias da Secretaria de Segurança estadual foram apresentadas ao prefeito Guto Volpi; recurso soma a investimentos municipais
- Data: 23/04/2024 16:04
- Alterado: 23/04/2024 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Bruno Botacin
As ações de combate e prevenção à criminalidade em Ribeirão Pires serão reforçadas por meio de parceria entre Prefeitura e Governo de São Paulo. O município passará a integrar o sistema Muralha Paulista, evolução do Detecta. As funcionalidades no programa foram apresentadas nesta terça-feira (23) ao prefeito Guto Volpi, em agenda com o major da Polícia Militar do Estado, Eduardo Fernandes Gonçalves.
Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Segurança Urbana da cidade, Sandro Torres, do subsecretário de Mobilidade, Marcos Franco, e agentes da cidade, as novas ferramentas do Muralha Digital foram colocadas à disposição das equipes da Guarda Civil Municipal. Os GCMs farão, no início de maio, curso preparatório para o uso do novo sistema.
“Este é mais um avanço para Ribeirão Pires em termos de inovação e uso da tecnologia a serviço da segurança. Desde o último ano, ampliamos o número de câmeras de videomonitoramento 24 horas, importante suporte ao trabalho feito com excelência por nossa GCM. Totens estão sendo espalhados em pontos estratégicos. Este trabalho ganha mais força sendo feito de forma integrada com as forças policiais e a inteligência do Estado”, destacou o prefeito Guto Volpi.
De acordo com major Fernandes, o Muralha Paulista fortalecerá a parceria entre Ribeirão Pires e o Estado. “O programa tem como foco principal o controle da mobilidade criminal, fazendo uso da tecnologia. Ele vem como evolução do antigo ‘Detecta’, com integração com o Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Muralha Paulista faz uso de tecnologia, de câmeras de vias públicas, de radares de fiscalização de trânsito. Usa inteligência para levar informação aos agentes de segurança que fazem a atuação na ponta”, afirmou.
Desde 2021, a Prefeitura iniciou trabalho para a modernização do sistema de segurança. De lá para cá, o número de câmeras de videomonitoramento subiu de 36 para 100 equipamentos.
Totens de videomonitoramento – Nove totens inteligentes de videomonitoramento foram instalados pela Prefeitura em pontos específicos de Ribeirão Pires para ampliar o alcance da captação de imagens que são monitoradas pela GCM da Estância, dentro do programa municipal Escudo Digital. Somente com os totens, a cidade ganhou 36 novas câmeras de segurança.
O primeiro equipamento foi instalado na passagem de nível próximo à linha férrea e ao Ponto de Pedra, no Centro Alto. Outros três foram colocados no Terminal Rodoviário. Um deles fica na região da Quarta Divisão, próximo ao CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados). Um totem foi instalado entre a Avenida Humberto de Campos com a Rua Major Cardim, próximo ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Um dos equipamentos está próximo à EM (Escola Municipal) Eng. Carlos Rohm, entre a Rua Formosa e a Rua Primeiro de Maio e outro foi colocado na Vila do Doce, perto de onde está instalação do Reino Encantado.
Balanço – Somente nos três primeiros meses deste ano, a GCM atuou em 232 ocorrências por toda Ribeirão Pires. Nos dois primeiros meses, quando atendeu 155 chamados, quatro delas resultaram na captura de procurado, seis suspeitos foram detidos por tráfico de drogas e três apreensões por violência doméstica.
No mês de março, por exemplo, a Guarda atendeu 77 ocorrências. No período, os agentes de segurança realizaram a detenção de sete pessoas. Foram dois suspeitos procurados pela Justiça detidos, um apreendido por crime de violência doméstica, dois suspeitos presos por receptação, um por tráfico de entorpecentes e um indivíduo foi apreendido por associação ao tráfico.
A GCM de Ribeirão Pires realiza ações ostensivas por todo o município. Além disso os agentes de segurança municipais também atuam em operações conjuntas com a PM (Polícia Militar) e com a Polícia Civil. Estas ações visam, principalmente, inibir atividade criminosa na Estância.
Como reforço a este trabalho, a Prefeitura inaugurou base da GCM no Centro Alto da cidade, integrada ao CEM (Centro de Especialidades Médicas). A base servirá de ponto de apoio para a Guarda na atuação daquela região do município. Também com a intenção de ampliar a atuação da GCM, a Prefeitura entregou em março viatura para o destacamento da Guarda Ambiental da Estância. A nova viatura, uma Ford Ranger 4×4, está sendo utilizada para autuações em ocorrências de crimes ambientais, como invasões irregulares, desmatamento e demais ações que estejam prejudicando a fauna e flora.
Qualificação – A Secretaria de Segurança Urbana do município também está apostando na qualificação e na humanização da GCM. Nesse ano, a Guarda participou de EQP (Estágio de Qualificação Profissional) em que os agentes passam por formações. Além disso, a GCM também se inscreveu para participar do Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).