Ribeirão Pires inicia mutirão para zerar fila de espera por endoscopia
Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde da cidade, promove ação para agilizar diagnóstico de pacientes da rede municipal
- Data: 11/10/2019 17:10
- Alterado: 11/10/2019 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Mariana Rodrigues
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires iniciou nesse mês de outubro mais um mutirão de exames para reduzir o tempo de espera por diagnóstico. Por meio da Secretaria de Saúde, serão realizados no Hospital e Maternidade São Lucas mil endoscopias gratuitamente.
Para a realização dos exames, a Prefeitura destinou R$ 115 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Damásio para a contratação dos serviços médicos de diagnóstico. De acordo com o diretor clínico do Hospital e Maternidade São Lucas, Dr. Clayder Louzada, os exames, solicitados por médicos da Atenção Básica, são importantes para a confirmação de agravos à saúde como infecção por H. pylori (infecção bacteriana que causa inflamação no estômago); gastrite crônica; hemorragias digestivas; ou casos mais complexos, como câncer de estômago.
“Com o exame, damos condições aos profissionais da rede de fazerem a investigação dos casos, permitindo o correto encaminhamento do paciente para tratamento e acompanhamento médico”, explicou.
Karolaine Arruda, 21 anos, moradora do bairro Quarta Divisão, foi uma das pacientes atendidas pelo mutirão. “Sentia fortes dores no estômago. Fiquei satisfeita com o mutirão”, disse a paciente, que aguardava há cerca de um ano pela realização do exame.
O mutirão no Hospital São Lucas será realizado, a partir desse mês, todas as sextas-feiras, até a realização dos mil procedimentos. Antes da ação, os pacientes aguardavam a liberação de vagas pela Secretaria de Saúde do Estado em unidades de referência para o exame – AME Mauá, AME Santo André e Hospital Mário Covas.
Cerca de 1200 pacientes aguardavam pela realização do exame. Mensalmente, a rede municipal recebe, em média, 85 pedidos de endoscopia. Até março desse ano, o Estado ofertava, em média, 70 vagas/mês. A partir de abril, o número subiu para 150. Com a realização do mutirão, a expectativa é zerar a fila de espera.
“Essa é mais uma importante ação realizada na gestão do prefeito Kiko (Adler Teixeira) para reduzir o tempo de espera por procedimentos que garantem mais saúde e qualidade de vida às pessoas. De 2017 para cá, a Prefeitura retomou exames e realizou série de mutirões para zerar a fila de espera de procedimentos como ultrassom, tomografia, raio-x e mamografia”, explicou a superintendente administrativa da Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, Adriana Perez.