Ribeirão Pires inicia campanha de vacinação contra sarampo
Imunização será direcionada a moradores com idade entre 5 a 19 anos. Doses estarão disponíveis em todas as Unidades da Atenção Básica.
- Data: 11/02/2020 09:02
- Alterado: 11/02/2020 09:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:
A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou nessa segunda-feira, dia 10, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2020. Até o dia 13 de março, as dez Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão disponibilizar doses da vacina contra a doença. A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, dia 15 de fevereiro, Dia “D” da campanha, das 8h às 17h.
Essa primeira etapa da campanha é destinada a moradores na faixa etária de 5 a 19 anos. A vacina disponibilizada por meio do Governo do Estado é a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Bebês com 6 meses devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.
A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.