Ribeirão Pires faz sondagem de aprendizado de alunos da rede municipal

Observação do desenvolvimento das crianças aplicação de atividades diagnósticas fazem parte da estratégia de fortalecimento pedagógico para 2022

  • Data: 18/02/2022 16:02
  • Alterado: 17/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires faz sondagem de aprendizado de alunos da rede municipal

Sondagem Aprendizagem

Crédito:PMETRP

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O início do ano letivo na rede municipal de Ribeirão Pires está sendo marcado pelo acolhimento dos alunos e a realização de ações para conhecer o nível de conhecimento ou habilidades das crianças, do Ensino Infantil ao Fundamental II. A observação das crianças de 0 a 5 anos e a aplicação de sondagens para estudantes até o 9° ano fazem parte da estratégia de fortalecimento pedagógico previstos para 2022.

Na fase de alfabetização, as turmas do 1° ao 3° ano do Fundamental I participam de atividades diagnósticas nas disciplinas de português e matemática. A partir dos resultados obtidos, equipe de Orientação Educacional e coordenação pedagógica das escolas municipais têm mais dados para analisar, aluno por aluno, o nível de aprendizagem. Esta ação acontece em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

“As sondagens ou imersões aplicadas por nossos docentes permitem conhecer melhor as habilidades e possíveis defasagens no processo de desenvolvimento da criança que serão trabalhadas de forma mais assertiva, com planejamento pedagógico direcionado à necessidade de cada estudante”, explicou a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.

No processo da alfabetização, há quatro diferentes níveis utilizados como parâmetro. Ao final do primeiro ano do ensino fundamental, é esperado que o aluno esteja no nível 2, sabendo ler e escrever palavras simples. No segundo ano, é esperado que a criança consiga escrever e compreender pequenas frases, o nível 3 do processo. Na última etapa, nível 4, é esperada de estudantes do 3° ano a capacidade de estruturação de textos. Os níveis também estabelecem quais habilidades numéricas as crianças devem ter em cada etapa do processo de alfabetização.

No Infantil Integral, que atende alunos de 0 a 3 anos, as equipes estão realizando “imersão na rotina” das crianças. “As professoras preparam ambientes que compõem o espaço escolar para que o aluno tenha a vivência a partir da qual é possível observar seu desenvolvimento, quais habilidades devem ter mais enfoque nas atividades pedagógicas ou quais devem ser complementadas com outras habilidades”, explicou a Orientadora Educacional da Prefeitura, Viviane Antunes. 

Os alunos do Ensino Infantil Parcial, de 4 e 5 anos, também estão participando de ação que permitirá aos docentes e equipe gestora da Secretaria de Educação mapear os saberes das crianças, de forma individual. Com isso, também será possível reorientar a prática pedagógica e elaborar novas atividades capazes de gerar avanços na aprendizagem dos alunos. Estudantes do Fundamental II também estão realizando atividades diagnósticas, sempre adequadas ao ano-série de cada aluno.

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