Ribeirão Pires é o segundo município com menos casos de dengue no ABC
Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires apresentam um número bem menor de casos autóctones de dengue comparado às demais cidades da região do Grande ABC
- Data: 28/04/2015 15:04
- Alterado: 28/04/2015 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
Comparativo da situação dos casos autóctones de dengue em toda a região do ABC desta semana, mostram que Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são as duas cidades com o menor número de casos confirmados de dengue com origem no próprio município. Dados atualizados na última terça-feira (28), mostram que Ribeirão Pires possui apenas 5 casos autóctones confirmados e mais 21 casos confirmados com origem em outros municípios.
De todas as cidades do Grande ABC, São Bernardo apresenta um alto índice de confirmados autóctones, totalizando 585 casos; seguido por Santo André com 217 casos confirmados originários no município. Mauá vem em seguida com 125 casos e São Caetano registrou 109 casos autóctones. Rio Grande da Serra não apresenta casos com origem no município.
Combate à doença
Um levantamento registrado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) neste ano, entre os meses de janeiro e fevereiro registrou 8 focos de dengue na cidade de Ribeirão Pires.
Um alerta da vigilância para combater focos do mosquito e garantir a segurança da família é manter os baldes, caixas e bacias d’água devidamente tampadas e longe do alcance de crianças para garantir a segurança das mesmas. No Brasil, o índice de crianças que morrem afogadas em baldes ou bacias é muito alto, devido ao fácil acesso de crianças ao reservatório e a dificuldade de levantar-se, o que produz o afogamento.
Com os cuidados necessários o número de casos de dengue e/ou febre Chikungunya tendem a baixar. O uso da água das chuvas é essencial para limpezas domésticas, descargas ou para aguar plantas e jardins, não deverão ser utilizados para consumo humano. Por isso, não use a água guardada da piscina ou baldes para cozinhar ou lavar alimentos. É necessário fervê-la ou adicionar uma quantidade de cloro antes de usá-la.
– Para cada um litro de água – duas colheres de sopa de sal grosso ou dois copos de cloro ativo a 10%.
– Para cada 500ml de água – um copo de 250ml de cloro ativo a 10%.