Ribeirão Pires define programação da semana da Luta Antimanicomial
Eventos serão realizados entre os dias 16 e 20 de maio
- Data: 04/05/2022 16:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Representantes dos CAPS II
Crédito:PMETRP
Na manhã desta quarta-feira, dia 4, os representantes dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Ribeirão Pires estiveram reunidos na sede do CAPS II, e definiram a programação da semana da Luta Antimanicomial, que acontecerá entre os dias 16 a 20 de maio.
Na programação, haverá três grandes eventos: O movimento de rua, que será no dia 16 de maio, uma intervenção com pacientes no Parque Oriental, para o dia 18 e, no dia 20, encerramento da semana, haverá um Festival Cultural pela Luta Antimanicomial. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Secretaria de Saúde
De acordo com a enfermeira Fernanda Moreira, do CAPS II, o Festival Cultural tem por objetivo mostrar as atividades que são desenvolvidas nas Unidades de Saúde Mental. “Dentro dos CAPS trabalhamos com grupos, elucidamos sobre as questões do dia a dia e procuramos expandir as habilidades dos nossos pacientes. Neste dia, haverá apresentação de músicas e também dos cartazes desenvolvidos nas atividades diárias”, revelou.
Luta Antimanicomial – O movimento da Luta Antimanicomial caracteriza-se pela luta das pessoas que sofrem com problemas mentais. Todos esses cidadãos têm direito à liberdade, viver em sociedade, além de receber o cuidado e o tratamento adequado.