Retrospectiva 2017: Stephen King é o cara

Em 2017 ninguém esteve tão em alta quanto Stephen King. Nada menos que seis de suas obras ganharam versões para o cinema e a TV. E, em 2018, o “Mestre do Terror” promete muito mais!

  • Data: 02/01/2018 11:01
  • Alterado: 02/01/2018 11:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Lilian Trigo
Retrospectiva 2017: Stephen King é o cara

Crédito:

Você está em:

O escritor Stephen King tem uma legião de fãs e as adaptações de seus livros sempre renderam sucessos de bilheteria e atraíram diretores renomados como Stanley Kubrick, Brian de Palma. George A. Romero e Rob Reiner. Se você acha que não conhece o trabalho dele, vou provar que você já assistiu – e adorou – muitas das adaptações cinematográficas dos livros de King. Lembra de “O Iluminado”, “ Carrie, A Estranha”, “Cemitério Maldito”, “Conta Comigo”, “Um Sonho de Liberdade” e  “À Espera de um Milagre”? Todas essas histórias incríveis saíram da cabeça de Stephen. 

Em 1999, o escritor foi atropelado, enquanto fazia uma caminhada. Sofreu traumatismo craniano, perfuração do pulmão e múltiplas fraturas na perna direita. Foi submetido a cinco cirurgias em 10 dias. Durante sua longa recuperação, considerou parar de escrever porque não suportava a dor que sentia ao ficar muito tempo sentado na frente do computador.  Aos poucos o estímulo para escrever voltou e King produziu nada menos que 12 livros! Ele também virou um usuário ativíssimo no Twitter e um dos seus passatempos favoritos é trocar farpas com o presidente americano Donald Trump. 

O cinema e a televisão sempre flertaram com o trabalho do escritor, mas nunca ele esteve tão em alta como em 2017. Nada menos que seis produções baseadas em suas obras ganharam as telonas e as telinhas esse ano. E em 2018 vem mais coisa por aí!

O NEVOEIRO (The Mist). Elenco: Morgan Spector (Boardwalk Empire e Homeland), Alyssa Sutherland (Vikings), Frances Conroy (A Sete Palmos e How I Met Your Mother), Danica Curcic (Wallander), Darren Pettie (Scandal e Madam Secretary), entre outros. (Disponível na Netflix).
Um denso nevoeiro cai sobre uma pequena cidade isolando os moradores. Um grupo fica preso no shopping, outro na igreja e apenas as pessoas que estavam na delegacia conseguem atravessar a cidade em busca de seus familiares e amigos. Os celulares ficaram mudos, os carros não pegam e nada eletrônico funciona. Para piorar a situação, os suprimentos de comida e remédios estão chegando ao fim e as pessoas começam a apresentar sintomas de paranoia. Confinados em espaços fechados, alguns segredos do passado começam a ser revelados, levando a um surto de violência e morte. Somente alguns moradores parecem ser imunes e eles tentam descobrir as causas do estranho fenômeno.
Produzida pelo canal americano Spike, a série é baseada no conto homônimo, que faz parte da coletânea “Tripulação de Esqueletos”. Quem for esperando uma adaptação fiel, certamente vai se decepcionar, porque quase nada da história original aparece na série. Durante 10 episódios, o público é apresentado aos moradores: os Copeland que estão com problemas com a filha adolescente, o reverendo, a senhora, hippie, a viciada em crise de abstinência, o militar que acorda sem memória no meio da floresta, o rapaz gay que sofre bullying na escola, o delegado brutamonte e seu filho garoto mais popular da escola e estrela do futebol americano. Enfim, todos os clichês dos filmes americanos estão presentes, o que está em falta na série é o suspense. Previsível e esquecível, só é recomendada para quem tiver 7 horas para perder.

Mr. MERCEDES (Mr. Mercedes). Elenco: Brendan Gleeson (Harry Potter), Harry Treadaway (Penny Dreadful), Mary-Louise Parker (Tomates Verdes Fritos), Kelly Lynch (Drugstore Cowboy), Holland Taylor (Dois Homens e Meio) e Jharrel Jerome (Moonlight), entre outros.
Numa madrugada fria, uma fila de pessoas espera para conseguir uma vaga numa feira de empregos. Uma Mercedes surge do nada, atropelando e matando várias pessoas. Este é o último caso que o policial Bill Hodges irá investigar antes da aposentadoria.
Dois anos depois, incapaz de esquecer o crime que não conseguiu solucionar, Hodges passa os dias bebendo. Nada consegue tirá-lo da depressão em que está mergulhado, até que ele recebe uma carta, escrita pelo assassino, avisando que atacará novamente. O ex-policial volta a investigar o caso e descobre novas pistas, mas o assassino parece estar sempre um passo à frente.
O ator irlandês Brendan Gleeson, mais conhecido por seus papeis no cinema como Hamish, braço direito de Mel Gibson em “Coração Valente”, e Alastor “Olho-Tonto” Moody em “Harry Potter”, faz sua estreia na TV americana em grande estilo. Seu personagem, o atormentado Bill Hodges, é o protagonista da trilogia, da qual Mr. Mercedes é a primeira parte.
Uma triste curiosidade: o ator Anton Yelchin, que interpretaria o psicopata Brady Hartsfield, morreu em um bizarro acidente doméstico alguns dias antes das filmagens começarem. Ele foi substituído por Harry Treadaway.

A TORRE NEGRA (The Dark Tower) Elenco: Idris Elba (Luther, Thor e Star Trek) Matthew McConaughey (Clube de Compras de Dallas, Como perder um homem em 10 dias e Amistad), Katheryn Winnick (Vikings), Jackie Earle Haley (Watchmen e Ilha do Medo), Tom Taylor (The Last Kingdom e Doctor Foster), entre outros.
O mundo está dividido em vários universos e somente a Torre Negra impede que a escuridão tome conta de tudo. Segundo uma antiga profecia, uma criança especial pode derrubar a torre apenas com o poder de sua mente. Essa criança é Jake, que depois da morte do pai passou a ter pesadelos com a torre, o sinistro Homem de Preto e um pistoleiro chamado Roland. O último da linhagem dos Pistoleiros, Roland tenta impedir a queda da torre, e para isso vai precisar da ajuda de Jake.
Idris Elba está com tudo e não está prosa. Desde 2012, quando ganhou o Globo de Ouro pela série inglesa Luther, o ator foi descoberto por Hollywood e tem aparecido em muitos filmes nos últimos 5 anos. Ele, inclusive, já confirmou a participação na série “A Torre Negra”, que vai contar os acontecimentos anteriores aos mostrados no filme. A estréia está prevista para 2018. . cada vez mais filmes e séries. Ele A Torre Negra faz parte da série de oito livros que Stephen King levou 33 anos para escrever – de 1970 a 2003.

IT: A COISA (It ). Elenco: Bill Skarsgård (Atômica), Finn Wolfhard (Stranger Things), Wyatt Oleff (Guardiôes da Galáxia) Jaeden Lieberher (O Livro de Henry), Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis, Jack Dylan Grazer, entre outros.
Para aqueles que, nos anos 80, dormiram com a luz acesa por meses – e desenvolveram um irracional horror por palhaços – tenho uma péssima notícia: Pennywise está de volta! Eu, particularmente, acho a versão antiga, com o ator Tim Curry no papel, perfeita, mas a onda agora é refilmar tudo dos anos 80 e 90, usando computação gráfica de última geração. Os milhões arrecadados nas bilheterias mostram que os estúdios estão certos e eu errada.
Na pequena cidade de Derry, a cada 27 anos, crianças desaparecem sem deixar vestígios. A vítima mais recente é Georgie, irmão caçula de Bill. Um ano depois do sumiço do irmão, Bill decide aproveitar o verão para tentar encontrá-lo. Com a ajuda dos melhores amigos Eddie, Richie e Stanley, mais o reforço de Beverly, Ben e Mike – todos vítimas de bullying na escola – eles seguem as pistas que levam a Pennywise, o palhaço dançarino. Conforme a investigação avança, todos são assombrados por seus maiores medos.
Imagine que “Stranger Things” encontra “O Clube dos Cinco”, e você já vai ter uma boa idéia do que se trata. Os adultos no filme são um bando de imprestáveis e as crianças fazem coisas extraordinárias sem que ninguém perceba. Os atores mirins são a melhor coisa do filme e Bill Skarsgård tem grandes chances de colocar seu palhaço assassino dos malucos assustadores do cinema, junto com Jason, Freddy Krueger e companhia.
A direção ficou a cargo do argentino Andy Muschietti, que já tinha se aventurado no gênero em 2013 com “Mamá”. “It” fez tanto sucesso que vai ganhar uma sequência.

JOGO PERIGOSO (Gerald’s Game). Elenco: Carla Gugino (Entourage e Californication), Bruce Greenwood (Star Trek), Henry Thomas (E.T. e Lendas da Paixão), Carel Struycken (A Família Adams e Twin Peaks). (Disponível na Netflix)
O casal Jessie e Gerard está passando por uma crise conjugal. Para apimentar as coisas, o marido prepara um fim de semana especial na casa de campo. O plano de Gerard envolve uma geladeira abastecida de guloseimas e champagne, um frasco de Viagra, dois pares de algemas e muitas fantasias sexuais. Tudo vai bem até que o marido cai duro. Literalmente. Algemada na cama, depois de dias sem comer, Jessie começa a ser assombrada por alucinações e segredos do passado.
Este é um Stephen King de raiz, e tem de tudo um pouco! Sem perceber, você estará completamente envolvido com a história, que tem elementos que estão sempre presentes na obra de King: o cachorro feroz, as criaturas escondidas na escuridão, uma elipse e um final no estilo de “À Espera de um Milagre”.  O filme é um bom passatempo. Não esqueça a pipoca!

1922 (1922). Elenco: Thomas Jane (The Expanse), Molly Parker (Dexter e House of Cards), Neal McDonough (Capitão América e Lendas do Amanhã), Dylan Schmid (Once Upon a Time), entre outros. (Disponível na Netflix)
A Netflix não poderia ficar de fora da onda de adaptações do ano e produziu este filme baseado em um dos textos menos conhecidos de Stephen King.

Em 1922, o fazendeiro Wilfred descobre que sua mulher Arlette deseja vender as terras e mudar para a cidade grande. Como ela recebeu a fazenda de herança do pai, ele não pode impedí-la. Para o bom e velho Wilfred, a plantação de milho, as vacas e a vida no campo são tudo que ele conhece e ama. A raiva começa a crescer no coração do fazendeiro e ele só vIe uma saída: matar a mulher. Com a ajuda de Henry, filho adolescente do casal, seu plano é um sucesso. A vida é boa novamente, Henry está apaixonado pela vizinha Shannon, a colheita é farta e o delegado acreditou que Arlette se mandou sozinha para a cidade grande. O problema é que Wilfred começa a ser perseguido pela culpa e pelo fantasma da mulher, sem saber distinguir o que é real e o que é loucura.

Assista, você não vai se decepcionar.  

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 02/01/2018 11:01
  • Alterado:02/01/2018 11:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Lilian Trigo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados