Retrospectiva 2017: As 10 melhores séries do ano
Mutantes, psicopatas, órfãos, luta livre, mistério e até o Papa estão na lista das melhores séries do ano.
- Data: 08/01/2018 12:01
- Alterado: 08/01/2018 12:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Lilian Trigo
Crédito:Divulgação
DESVENTURAS EM SÉRIE. Elenco: Neal Patrick Harris (How Do I Met Your Mother), Patrick Warburton (Agente 86), Will Arnett (Arrested Development), Cobie Smulders (Os Vingadores), Don Johnson (Miami Vice), Alfre Woodard (Luke Cage), Joan Cusack (Será que Ele é?) e Catherine O’Hara (Esqueceram de Mim). Primeira temporada: 8 episódios (Netflix)
Baseada na coleção de livros de mesmo nome, do escritor Lemony Snicket, “Desventuras em Série” conta a história dos órfãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Sem família e sem casa, os Baudelaire têm seu destino decidido pelo atrapalhado banqueiro Poe, executor do testamento dos pais das crianças. Herdeiros de uma imensa fortuna, as crianças atraem a atenção do malévolo Conde Olaf, que fará tudo para colocar as mãos na grana.
O autor dos livros, Lemony Snicket, na pele do ator Patrick Warburton, é o narrador da história, dando sempre sua opinião pessimista sobre o destino dos Baudelaire. Se você leu os livros, vai adorar. Se não conhece, também.
LEGION. Elenco: Dan Stevens (Downton Abbey), Rachel Keller (Fargo), Aubrey Plaza (Parks & Recreation), Jean Smart (24 Horas) e Bill Irwin (Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais). Primeira temporada: 8 episódios. (FX)
David Haller passou grande parte da vida entrando e saindo de instituições para doentes mentais. Diagnosticado como esquizofrênico, é submetido a diversos tipos de tratamentos para livrá-los das visões e das vozes que o atormentam. Uma nova internação muda completamente a vida de David, quando ele descobre outros pacientes com habilidades tão estranhas quanto a sua. Mas o passado de David guarda um segredo, que o torna um dos mutantes mais poderosos do mundo.
A personagem Syd Barrett (batizada com esse nome em homenagem ao guitarrista do Pink Floyd), que não existia nos quadrinhos, foi criada especialmente para a série. Preste atenção em Aubrey Plaza, que interpreta Lenny Busker, a melhor amiga de David. A segunda temporada trará uma ótima surpresa para os fãs de X-Men: Patrick Stewart, o Professor Charles Xavier, confirmou a participação em alguns episódios.
THE YOUNG POPE. Elenco: Jude Law (Sherlock Holmes), Diane Keaton (Alguém Tem Que Ceder), Silvio Orlando (O Crocodilo), Javier Cámara (Narcos) e James Cromwell (Babe, o Porquinho). Primeira temporada: 10 episódios (FOX Premium Brasil*)
Lenny Belardo acaba de ser escolhido o primeiro papa americano da história. Politicamente incorreto, o novo pontífice fuma, adora se admirar na frente do espelho, não dispensa óculos escuros, é extremamente conservador e, muitas vezes, chega a ser bastante desagradável. Se cada aparição de Pio XIII parece um concerto de rock, levando os fiéis à histeria, dentro do Vaticano o jovem papa é cercado por intrigas, fofocas e inimigos ocultos.
Produzida e dirigida pelo italiano Paolo Sorrentino, ganhador do Oscar por “A Grande Beleza”, a série não pretende chocar o público, mas mostrar as contradições da igreja e seu papel na sociedade. Certamente é diferente de tudo que você já assistiu.
BIG LITTLE LIES NICOLE KIDMAN (As Horas), Reese Witherspoon (Legalmente Loira), Shailene Woodley (Divergente), Laura Dern (Star Wars: O Último Jedi), Zoë Kravitz (X-Men: Primeira Classe), Alexander Skarsgård (True Blood), Adam Scott (Parks & Recreation), James Tupper (Revenge) e Santiago Cabrera (Salvation). Minissérie: 7 episódios. (HBO**)
David E. Kelly conhecido como criador da superpremiada série Ally McBeal – e marido de Michelle Pfeiffer – voltou com tudo em 2017, adaptando para a TV o best-seller homônimo da australiana Liane Moriarty. A escritora também é produtora executiva, juntamente com as atrizes principais Nicole Kidman e Reese Witherspoon.
A vida perfeita de uma rica comunidade é abalada por um assassinato. Durante as investigações, surgem sinais de que ninguém é tão feliz nem inocente quanto parece. Aos poucos se descortina um universo cheio de mentiras, violência, infidelidade, segredos do passado e mistério, que prende a atenção do expectador até o último minuto.
Nessa adaptação da HBO, a cidade de Sydney foi trocada pela bela Monterrey, na Califórnia. A série teve 6 indicações para o Globo de Ouro e ganhou em 4 categorias: melhor minissérie, melhor atriz, melhor ator e melhor atriz coadjuvante. E a trilha sonora é tão bacana que ganhou uma playlist no nosso Spotify. Clica aqui pra conferir!
FEUD: BETTE AND JOAN. Elenco: Jessica Lange, Susan Sarandon, Judy Davies, Alfred Molina, Stanley Tucci, Catherine Zeta-Jones, Kathy Bates e Sarah Paulson. Minissérie: 8 episódios. (FOX Premium Brasil*)
Minissérie produzida por Ryan Murphy, que tem no currículo Glee e História de Horror Americana, conta a batalha púbica de egos de duas divas de Hollywood. Durante as décadas de 30 e 40, Bette Davis e Joan Crawford eram duas das atrizes mais importantes do cinema americano, mas foram gradativamente deixadas de lado com o avançar da idade. A série mostra como o filme “O que teria acontecido com Baby Jane”, trouxe as divas de volta ao Olimpo hollywoodiano, apesar da rivalidade, da tensão e das puxadas de tapete durante as filmagens.
O elenco tem nada menos que quatro ganhadoras do Oscar: Susan Sarandon, Jessica Lange, Kathy Bates e Catherine Zeta-Jones e, um dos episódios é dirigido por Helen Hunt, vencedora do prêmio de melhor atriz, em 1997, por “Melhor é Impossível”.
MINDHUNTER. Elenco: Jonathan Groff (Glee), Holt McCallany (Clube da Luta), Anna Torv (Fringe), Hannah Gross, Cotter Smith(The Americans) e Cameron Britton. Primeira temporada: 10 episódios (Netflix)
As experiências que David Fincher viveu dirigindo filmes sobre serial killers, como Seven, Zodíaco e Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, fizeram dele a pessoa ideal para desenvolver a nova série da Netflix sobre o assunto. Mindhunter conta o nascimento da Unidade da Ciência do Comportamento, que inovou as técnicas de investigação de perfis criminais e ajudou a resolver casos complicados.
Os agentes do FBI, Holden Ford e Bill Tench, conduzem entrevistas com conhecidos assassinos em série para entender como funciona a mente criminosa. Com a ajuda de uma psicóloga de Harvard, eles criam um questionário que vai dividir os assassinos em categorias, de acordo com seu passado, histórico familiar e motivações. Baseada no livro de mesmo nome – ainda inédito no Brasil – a série apresenta crimes e assassinos reais. Seriado feito sob medida para quem gosta do assunto.
GLOW. Elenco: Alison Brie (Mad Men), Betty Gilpin (Masters of Sex), Sydelle Noel (Refém), Marc Maron (Quase Famosos), Chris Lowell (Veronica Mars). Primeira temporada: 10 episódios (Netflix)
GLOW é uma homenagem a outra série, com o mesmo nome, que fez muito sucesso nos anos 80. Além de muito glitter, muito cabelo armado, o som do teclado Casiotone e maiôs cavadíssimos, a nova GLOW traz de volta o mundo da luta livre.
Um grupo de mulheres insatisfeitas com a falta de oportunidades e a maneira como são tratadas, resolve criar uma organização de luta livre chamada GLOW – abreviação de Garotas Lindas da Luta Livre. E elas não poderiam ser mais diferentes! Vindas diferentes grupos sociais e com personalidades diversas, elas enfrentam os mesmos problemas. A dupla principal, Ruth & Debbie, é ao mesmo tempo amiga e rival.
Todo o glamour e a cafonice dos anos 80 reunidos numa só série. Faça um favor pra você mesmo e assista.
FUTURE MAN. Elenco: Josh Hutcherson (Jogos Vorazes), Eliza Coupe (Projeto Mindy), Derek Wilson (Preacher), Ed Begley Jr. (Caça-Fantasmas), Glenne Headley (Dick Tracy). Primeira temporada: 13 episódios. (FOX Premium Brasil*)
De dia Josh Futturman é faxineiro de um laboratório e à noite se dedica à sua única paixão: o jogo de videogame “Biotic Wars”. Quando ele completa o jogo, os protagonistas, Tiger e Wolf, se materializam para convencê-lo a juntar-se a eles para impedir que um vírus mutante acabe com a humanidade. Juntos, eles viajam no tempo para salvar o mundo.
Com descarada inspiração nos filmes dos anos 80, como “De Volta para o Futuro” e “O Exterminador do Futuro”, Future Man é uma comédia hilária. Tiger e Wolf são sensacionais e a cena em que Josh ‘inventa’ o passo moonwalking, décadas antes de Michael Jackson torná-lo famoso, é genial. Para quem gosta de uma comédia que não se leva a sério, essa é a pedida ideal.
AMERICAN GODS. Elenco: Ricky Whittle (Os 100), Ian McShane (Deadwood), Emily Browning (Lendas do Crime), Cloris Leachman (Espanglês), Peter Stormare (Prison Break), Gillian Anderson (Arquivo X), Orlando Jones (Sleepy Hollow), Kristin Chenoweth (Glee) e Pablo Schreiber (Orange is the New Black). Primeira temporada: 8 episódios (Sem previsão de estreia no Brasil).
À primeira vista, Shadow Moon é só um cara comum com pouca sorte. Condenado a 6 anos de prisão por um assalto, consegue liberdade condicional por bom comportamento, mas no dia de sua liberação recebe a notícia da morte da mulher em um acidente automobilístico. Na viagem de volta para casa conhece o enigmático Mr. Wednesday, que lhe oferece um emprego de guarda-costas. Sem nada a perder, Shadow acompanha Wednesday através da América.
Aos poucos, partes do passado de Wednesday são reveladas. Ele é Odin e precisa encontrar os outros deuses antigos, agora esquecidos e decadentes, para a batalha que se aproxima. Os deuses que agora reinam são outros: Mídia, Tecnologia e Mundo. Mas qual é o papel de Shadow nessa batalha? Baseada no livro “Deuses Americanos”, de Neil Gaiman, a série talvez agrade mais àqueles que curtem o gênero fantástico.
THE HANDMAID’S TALE. Elenco: Elisabeth Moss (Mad Men), Yvonne Strahovski (Chuck), Alexis Bledel (Gilmore Girls), Joseph Fiennes (Shakespeare Apaixonado), Samira Wiley (Orange is the New Black) e Ann Dowd (The Leftovers). Primeira temporada: 10 episódios. (Sem previsão de estréia no Brasil)
Adaptação do livro “O Conto da Ama” da canadense Margareth Attwood, lançado em 1987, The Handmaid’s Tale mostra o futuro distópico de uma sociedade patriarcal, que reserva às mulheres férteis o papel de reprodutoras. Tratadas apenas como objetos designados para carregar os filhos de seus donos, elas não possuem nomes nem identidade própria e vestem-se todas da mesma maneira.
Apesar do tema forte, a série agradou ao público e foi renovada para uma segunda temporada. Além disso, vem colecionando os principais prêmios, como o Emmy e o Globo de Ouro, onde foi eleita a melhor série dramática do último ano. Pode não ser para todos os gostos, mas quem ousar assistir, não vai se decepcionar.
SNEAKY PETE. Elenco: Giovanni Ribisi (Friends), Marin Ireland (Homeland), Shane McRae (The Following), Ethan Embry (Grace & Frankie) e Bryan Cranston (Breaking Bad). Primeira temporada: 10 episódios. (Sem previsão de estreia no Brasil)
Marius Josipovic é um trapaceiro que, certo dia, se dá mal ao dar um golpe em um mafioso. Entre a perspectiva de uma morte dolorosa e a cadeia, Marius escolhe a segunda. Depois de 3 anos no xadrez, ele tem a chance de sair em liberdade condicional. Só que do lado de fora, Vince, o chefão espera pela sua chance de vingança e a única opção de Marius é roubar a identidade de seu colega de cela. O que acontece em seguida é de tirar fôlego!
O piloto foi gravado em 2015 e a série ficou na gaveta por dois anos, até que a Amazon resolveu dar uma segunda chance. A produção, o roteiro e o papel de Vince estão a cargo de Bryan Cranston, o inesquecível Walter White de “Breaking Bad”. Recomendo fortemente!