Retorno Seguro: Educação de Ribeirão Pires amplia diálogo com Ministério Público
Rosi Ribeiro, secretária de Educação, apresentou as ações que estão em andamento à promotora de Justiça da cidade
- Data: 20/02/2021 08:02
- Alterado: 20/02/2021 08:02
- Autor: Joyce Cunha
- Fonte: PMETRP
Crédito:
As ações para garantir o retorno seguro das aulas presenciais na rede municipal foram tema central de reunião virtual entre a Promotora de Justiça de Ribeirão Pires, Maria Cecília Alfieri Nacie, e a secretária de Educação da cidade Rosi Ribeiro de Marco, realizada nesta sexta-feira, dia 19. O encontro amplia o diálogo e aproxima Prefeitura e o Ministério Público em relação às medidas de segurança voltadas à Educação no período de combate ao coronavírus.
Durante conversa, a gestora da Educação Municipal esclareceu as questões técnicas que foram consideradas para o adiamento da retomada das atividades presenciais nas 33 escolas municipais. Entre os pontos destacados para a adoção do novo cronograma estão as condições precárias de unidades da rede, identificadas em vistorias técnicas, e a falta de planejamento prévio para o atendimento de protocolos sanitários – o que inclui a aquisição de insumos e EPIs que não foi realizada em 2020.
A promotora solicitou informações sobre o atual cenário da rede municipal e considerou acertada a decisão da Prefeitura em iniciar o retorno presencial gradativo das aulas quando houver segurança para alunos e profissionais da Educação – previsão para abril.
“Em novembro, profissionais da Educação Municipal foram exonerados pela gestão anterior. Além de encontrar a rede desamparada, levantamos, logo nos primeiros dias desse ano, as más condições de nossas escolas, entre outros problemas que comprometem a segurança de alunos e profissionais da rede. Começamos do zero o trabalho de planejamento e reestruturação para o retorno de atividades presenciais”, explicou a secretária.