Representantes dos Grêmios Curumins entregam demandas para o prefeito
Integrantes dos colegiados das 18 escolas de ensino fundamental da rede municipal participaram de encontro com o chefe do Executivo diademense na tarde desta quinta-feira
- Data: 27/04/2023 20:04
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secom-PMD
Crédito:Dino Santos/PMD
Representantes dos Grêmios Curumins das 18 escolas de ensino fundamental da rede municipal de Diadema participaram, na tarde desta quinta-feira (27), de encontro com o prefeito José de Filippi Junior. Os mais de 30 estudantes entregaram ao chefe do Executivo questionamentos, pedidos e sugestões sobre ações que podem aumentar a paz nas escolas, nos bairros e na cidade como um todo. A reunião foi realizada no auditório da sede da Secretaria de Mobilidade e Transportes.
Desde a eleição dos Conselhos e Grêmios Curumins, no início do ano letivo, os representantes participaram de oficinas para identificar o que tira a paz das pessoas dentro e fora da escola. Questões como barulho de som alto, lixo nas calçadas, bullying e notícias falsas foram citados. E soluções como campanhas para que as pessoas não joguem lixo nas ruas e até aulas de meditação e yoga foram sugeridas.
Estudante da Emeb Dr Átila Ferraz Vaz, no Eldorado, Enzo Souza Teodoro, 10 anos, perguntou como o prefeito poderia ajudar a não espalhar mensagens falsas de violência para as crianças e como melhorar a estrutura de segurança da sua escola. Da Emeb Anita Catarina Malfatti, no Centro, os estudantes Zaqueu Souza Palermo e Helena Ferreira Silva Santos apresentaram a iniciativa da escola deles que tem uma campanha contra bullying com o mote “Brincadeira só é brincadeira se faz meu amigo feliz”. O pedido foi para que a iniciativa fosse para outras escolas.
“Tenho certeza que temos aqui um futuro prefeito ou uma futura prefeita”, afirmou o prefeito José de Filippi ao receber todas as demandas. “É isso que a gente quer. Vocês nos dando a visão que vocês têm das coisas e fazendo uma escola viva, que sai de dentro da escola e vai para a sociedade, influenciando e melhorando as pessoas”, completou.
A vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, lembrou que muitos dos problemas apontados pelas crianças podem ser resolvidos com ações simples e que dependem de cada um dos moradores. “O lixo na rua pode reduzir se as famílias só colocarem lixo para o coletar retirar nos horários certos, o bullying com o colega quem faz são os outros colegas. Então tudo isso depende de todos nós”, citou.
A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, destacou que cada uma das pessoas presentes ao evento sabe onde a violência está e que o caminho tanto para resolver, quanto para evitar conflitos, sempre será o diálogo. “Esse evento que estamos fazendo hoje é uma amostra de como estamos comprometidos com a cidadania de todos, desde os mais pequenos”, finalizou.
Ao final da atividade, algumas mães de estudantes puderam conhecer a Central Integrada de Videomonitoramento, onde monitores de alta resolução mostram, 24 horas por dia, as imagens das mais de 300 câmeras espalhadas pela cidade. Além de cobrir pontos chaves do município, as câmeras monitoram 100% das escolas municipais do município.