Relógio de Santo André passa por restauro e ganha novo endereço
Doado pela comunidade japonesa ao município em 1953, monumento foi realocado na Praça Presidente Vargas, em frente à Igreja Matriz
- Data: 30/05/2022 08:05
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PMSA
Relógio em homenagem ao quarto centenário de Santo André passa por restauro e ganha novo endereço
Crédito:Helber Aggio/PSA
O relógio doado em 1953 pela comunidade japonesa em homenagem ao quarto centenário de Santo André foi restaurado e está em novo endereço. O monumento, agora instalado na Praça Presidente Vargas, em frente à Igreja Matriz, foi inaugurado neste domingo (29).
A praça, que também passou por melhorias, já reúne elementos que destacam a cultura japonesa na cidade, como um torii (portal vermelho) e paisagismo oriental.
“Preservar a história é valorizar o futuro, por isso hoje realizamos a entrega da revitalização do relógio doado pela comunidade japonesa no quarto centenário de Santo André. Importante dizer também que a Praça Presidente Vargas recebeu iluminação em LED e câmeras de monitoramento para maior segurança e aproveitamento da nossa gente”, destaca o prefeito Paulo Serra.
Chamado “Monumento ao IV Centenário da Fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo”, o relógio foi inaugurado em 8 de abril de 1953, quando a cidade completou 400 anos. Instalado originalmente na Praça IV Centenário, foi posteriormente colocado em frente ao Parque Regional da Criança Palhaço Estrimilique e, desde o ano passado, está instalado na Praça Presidente Vargas.
A Sociedade Cultural ABC – Bunka Kyokai, que doou o relógio em 1953, realizou a restauração do equipamento em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.
Foram substituídas as partes deterioradas pela ação do tempo e realizados reparos nas peças da máquina do relógio. A torre metálica recebeu restauração e pintura. Na caixa do relógio foi realizada a troca de partes danificadas com o tempo e construída torre em alvenaria, com vigas de concreto e fechamento de tijolo à vista.
Ivo Futigami, presidente da Sociedade Cultural ABC – Bunka Kyokai, comemorou a conquista. “Fica o nosso agradecimento pela reinauguração do nosso lindo relógio. A comunidade japonesa está muito feliz”, afirma.
“Há tempos cuidamos dessa praça e agora está mais completa, pois o momento da instalação do nosso relógio chegou”, completou o coordenador e vice-presidente da Sociedade Cultural ABC – Bunka Kyokai, Eiki Kurokawa.