Regras para uso das películas nos vidros
Conheça as regras para a instalação das películas nos vidros dos automóveis
- Data: 19/09/2017 22:09
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Pedro Costa — ABCdoABC
Película no vidro
Crédito:Reprodução/Internet
Seja por privacidade ou para incrementar o visual do veículo, muitos proprietários optam por instalar as películas escurecedoras nos vidros do carro. Mas existem regras para a colocação delas nos automóveis, já que o seu uso indevido é considerada infração grave, com multa de R$ 195,25 e a perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além da retirada obrigatória da película irregular.
De acordo com a Resolução nº 245 de 2007, do Contran, no para-brisa e nas janelas laterais dianteiras, a película deve permitir a entrada de no mínimo 75% (vidros incolores) ou 70% (vidros verdes) de luz. No caso do vidro traseiro e das janelas laterais traseiras, o mínimo de entrada de luz permitido é de 28%. Vale ressaltar que é proibido o uso do filme espelhado, em todos os vidros do automóvel. Outra opção oferecida no mercado são as películas antivandalismo, que são projetadas para instalação nos vidros laterais e tem como objetivo dificultar contra quebras. Neste caso, valem as mesmas regras de transparência das películas escurecidas comuns.
As películas instaladas devem trazer impresso e visível pelo lado externo uma chancela com a marca do instalador e o índice de transmissão luminosa. Durante a fiscalização, a medição da transparência é realizada com equipamento especial, aprovado pelo Inmetro e homologado pelo Denatran.