Registros de Hitler por Eva Braun marcam estreia de série sobre arquivos históricos

O Curta! também traz o último episódio de "Lost+Found"; saiba mais

  • Data: 09/06/2022 18:06
  • Alterado: 17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!
Registros de Hitler por Eva Braun marcam estreia de série sobre arquivos históricos

Hitler e sua amante Eva Braun

Crédito:Divulgação/Curta!

Você está em:

Um homem em momentos descontraídos, cercado por belas paisagens, enquanto seus amigos e sua amada aproveitam os dias de verão nas montanhas. Se tais imagens provocam desconforto em quem as vê é porque o homem em questão é Adolf Hitler. As cenas da vida íntima do ditador nazista foram registradas pela câmera de Eva Braun, a amante do Führer. Acompanhadas de análises de especialistas e contextualização histórica, as imagens são apresentadas na série “Mistérios do Arquivo”, que estreia com exclusividade no Curta! e no Curta!Onstreaming disponível no NOW e em CurtaOn.com.br.

Eva gostava de gravar vídeos amadores e estava sempre com sua câmera — presente que recebera de Hitler. Em imagens coloridas e em preto e branco, ela registrou diversos momentos de sua vida e, por consequência, da vida do líder nazista, com quem convivia com frequência. São momentos de lazer nos Alpes da Baviera, imagens de seus familiares e de suas viagens — sem a companhia de seu amante —, o casamento de sua irmã e até encontros com lideranças nazistas, comícios e demais atividades da campanha política.

Eva Braun se manteve no anonimato até o fim de sua vida. Seus registros só foram descobertos após o término da Segunda Guerra, assim como sua existência como amante de Hitler. Entre os destroços de uma Alemanha destruída, os filmes de Eva foram encontrados e se tornaram arquivos históricos, com cenas íntimas nunca vistas do recém-derrotado Führer, sempre discreto e enigmático.  

Com dez episódios, a série “Mistérios do Arquivo”, dirigida por Serge Viallet e Julien Gaurichon, apresenta também outras relíquias do audiovisual que, juntas, contam parte da história do mundo entre 1940 e 1975. Entre elas, a chegada do homem à lua; o Dia D da Segunda Guerra; os testes da bomba atômica em Atol do Bikini; a queda de Saigon — dando início à Guerra do Vietnã —; Marilyn Monroe visitando os soldados americanos na Guerra da Coreia; a chegada de Yuri Gagarin no espaço e a visita do presidente norte-americano Richard Nixon à China. A estreia é na Sexta da Sociedade, 17 de junho, às 23h30. 

Último episódio de “Lost+Found” traz a história do colecionador de filmes Fernando Martín Peña

Uma cópia em 16mm de “Metrópolis”, de Fritz Lang, com 26 minutos praticamente inéditos desde o lançamento do filme; diversos curtas-metragens considerados perdidos do cartunista Quirino Cristiani; e uma versão da obra “The Blacksmith”, de Buster Keaton, com cenas que não constavam na versão original de 1922. Esses são alguns dos preciosos materiais audiovisuais exibidos pelo argentino Fernando Martín Peña no capítulo que ganha seu  nome da série “Lost+Found”, com direção de Diogo Cavour.

O episódio apresenta Peña como uma das principais figuras da preservação cinematográfica na América Latina. Além de ser responsável pela recuperação de obras desaparecidas ou incompletas, é historiador, pesquisador, crítico, professor, divulgador de filmes, apresentador de televisão e colecionador. Atualmente, é responsável pelo setor de cinema do Museo de Arte Latino-americano de Buenos Aires (Malba), comanda o programa “Filmoteca — Temas de cine”, exibido na TV Pública da Argentina, e é um dos fundadores da Associação de Apoio ao Patrimônio Audiovisual (Aprocinain).

“Lost+Found” foi produzida pela Dilúvio Produções e viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia do episódio é na Quarta do Cinema, 15 de junho, às 20h.

Compartilhar:

  • Data: 09/06/2022 06:06
  • Alterado:17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Curta!









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados