Reforma do pavimento do Terminal Diadema é concluída
Linhas metropolitanas retomam operação anterior. A partir do próximo sábado (11), as linhas 287, 290 e 376 voltam a ter ponto inicial em Diadema e não mais no Terminal Jabaquara
- Data: 09/02/2023 15:02
- Alterado: 09/02/2023 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Crédito:Reprodução
Com a conclusão das obras de reforma do pavimento rígido do Terminal Diadema, três serviços metropolitanos retomam o itinerário original cumprido antes das obras a partir do próximo sábado (11). As linhas 287, 290 e 376 voltam a ter o ponto inicial em Diadema e a linha 289 Diadema (Piraporinha) — São Paulo (Terminal Jabaquara) voltará a operar normalmente. Os horários das partidas estarão disponíveis no site da EMTU no sábado.
Iniciada no final de dezembro, a reforma é parte da requalificação e modernização de todo Corredor Metropolitano ABD, previstas no contrato de concessão da concessionária Next Mobilidade.
Somadas as duas fases da reforma, foram 96 placas de concreto trocadas em uma área de 1.200 m2. O novo pavimento substitui o piso original, que ainda não havia sido trocado em mais de 30 anos. O material utilizado é o concreto armado, quatro vezes mais durável do que o pavimento convencional de concreto. Os benefícios previstos são um menor gasto com a manutenção dos ônibus, principalmente suspensão e pneus, já que a superfície é uniforme, sem irregularidades, além da menor ocorrência prevista de falhas na rede elétrica aérea, que acaba danificada em um piso com defeito. As melhorias também trarão mais conforto aos passageiros que passam pelo terminal.
O terminal recebe 11 linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU e 20 municipais. Cerca de 1,3 milhão de passageiros utilizam esses serviços por mês.