Reforçada a segurança da seleção brasileira em Teresópolis
O número de agentes de segurança é maior que em ocasiões anteriores. Diariamente todos os visitantes serão revistados
- Data: 19/07/2016 08:07
- Alterado: 19/07/2016 08:07
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
A segurança da seleção brasileira está reforçada nesse período que antecede à Olimpíada. O número de agentes da empresa contratada pela CBF para trabalhar na Granja Comary é maior do que em ocasiões anteriores, quando a equipe principal preparou-se em Teresópolis. O perímetro coberto pelo esquema de vigilância também foi ampliado. A iniciativa foi da própria direção da entidade.
O assédio natural esperado sobre os atletas que buscarão a inédita medalha de ouro para o futebol nacional e, sobretudo, a prevenção contra possíveis atos de grupos extremistas levaram à tomada de cuidados adicionais, segundo a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo apurou. Haverá também agentes infiltrados entre os torcedores que se agruparem nos arredores da Comary ou dentro da Granja – se o local for liberado ao público para algum treino.
Outra medida: diariamente todos os visitantes, entre eles os jornalistas, terão as bolsas revistadas ao entrar na Granja. Não há, porém, aparelhos de raio X nem detectores de metal.
A Polícia Militar também participará do esquema de segurança da seleção brasileira em Teresópolis com a colocação de homens e viaturas em pontos específicos do acesso ao condomínio, desde a entrada da cidade. Também serão feitas rondas as ruas próximas. O número de seguranças particulares e do efetivo policial destacado são mantidos em sigilo.
A princípio, não haverá envolvimento da organização dos Jogos Olímpicos com a questão da segurança da seleção em Teresópolis. Mas, a partir do momento em que a delegação embarcar para Brasília para a estreia na Olimpíada, estará sob a proteção do esquema comandado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).
A delegação terá as rotas de deslocamento previamente definidas e checadas – as vias a serem utilizadas serão rigorosamente patrulhadas -, o percurso será monitorado e a escolta ostensiva e com um número maior de batedores.
A viagem para Brasília ocorre em 31 de julho, dia seguinte ao amistoso contra o Japão, em Goiânia. A estreia da seleção na Olimpíada será em 4 de agosto, contra a África do Sul, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.