Pronatec prepara alunos para o mercado de trabalho em Santo André
Nesta quinta-feira (5), aproximadamente cem alunos participarão da formatura das turmas de recepcionista, porteiro e vigia, auxiliar administrativo e operador de computador
- Data: 04/09/2013 15:09
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
“Vim atrás de uma oportunidade”, “Espero conseguir meu primeiro emprego”, “Estou tentando me tornar cidadão”. As três declarações foram colhidas, nesta quinta-feira (5), durante a formatura de 91 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Santo André. Respectivamente, José Joaquim Neto, de 62 anos, contou que conseguiu uma chance para trabalhar como vigia; Janaína Boniolo, de 18 anos, disse que se sente mais segura para ingressar no mercado de trabalho – está aguardando também uma vaga para cursar informática –, e Valmir Quixabeira dos Santos, de 57 anos, atualmente na Casa Amarela (o espaço acolhe pessoas em situação de rua) afirmou que acredita que vai virar a mesa. A cerimônia foi organizada no Auditório Heleny Guariba para os formandos da segunda turma deste ano.
“Além de aprender o dia a dia de uma profissão, frequentar um dos cursos proporciona conhecimento pessoal, criando meios de ultrapassar os limites do ser humano e melhoria da qualidade de vida”, destacou a primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Fátima Grana. E emendou: “Ter um diploma faz diferença no concorrido mercado de trabalho.” Ao lado dos parceiros Rafael Marchesi, diretor do Sest/Senat (Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Abelman Silva de Souza, docente do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio), Valquíria Lavecchia, diretora do CPTER (Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda), e do coordenador do Pronatec no município, Paulo Marcos Cardoso de Sá, parabenizou os participantes pela persistência em concluir a formação de recepcionista, auxiliar administrativo, operador de computador, operador de empilhadeira e porteiro/vigia, com cerca de 200 horas/aula cada.
Em Santo André, a iniciativa do Plano Brasil Sem Miséria, destinada a pessoas de baixa renda para qualificação de mão de obra e inserção no mercado de trabalho, é executado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Inclusão Social. As aulas são desenvolvidas pelas parceiras como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio) e Sest/Senat (Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, respectivamente). “Realizar um curso profissionalizante para quem está desempregado é uma oportunidade a mais na volta ao mercado de trabalho ou para quem busca uma primeira colocação”, afirma a primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Fátima Grana.
OPORTUNIDADE – Quem quiser participar de um dos cursos profissionalizantes do Pronatec deve se dirigir a um dos quatro Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade, munido de documentação que comprove que o munícipe recebe benefícios dos programas federais de transferência de renda. É preciso ainda ter cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) ou estar desempregado, além de comprovar se tem alguma deficiência sem impedimento do exercício da função relacionada ao curso, pertencer à comunidade indígena ou quilombolas, ser agricultor, extrativista, pescador, jovem em cumprimento de medidas socioeducativas ou adulto em reinserção social.
Os cursos duram, em média, de dois a três meses (entre 160 e 200 horas de aulas). “A cada dia, estamos mais próximos do público alvo com as medidas adotadas, como a descentralização dos cursos ou por intermédio da busca ativa dos usuários do CadÚnico”, comemora o coordenador do programa no município, Paulo Marcos Cardoso de Sá.
Endereços dos Cras para inscrições:
São Jorge: Avenida São Paulo, 1.116/1.120 – Cidade São Jorge – (11) 4474-2712
Centro: Rua: Xavier de Toledo, 350 – Centro – (11) 4433-4550
Vila Luzita: Estrada do Pedroso, 236 – Vila Luzita – (11) 4455-8527
Recreio/ Miami: Rua Macaco Prego, 34 – Recreio Borda do Campo – (11) 4457-9880
SERVIÇO
Formatura de turmas do Pronatec
Data: quinta-feira (5)
Horário: às 9h
Local: Auditório Heleny Guariba
Endereço: Av. IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André