‘Promover saúde ocular é garantir os direitos das crianças’, diz secretária

Ana Lucia Sanches, titular da Educação, avisa que estudantes que necessitarem vão receber óculos gratuitamente para assegurar a garantia ao estudo

  • Data: 07/10/2022 16:10
  • Alterado: 15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
‘Promover saúde ocular é garantir os direitos das crianças’, diz secretária

programa Lentes do Saber

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

Garantir o direito das crianças de aprender. É esse o objetivo central do programa Lentes do Saber, projeto em parceria das Secretarias de Educação e Saúde e que está desde setembro realizando testes de acuidade visual com os estudantes do 1º ano do ensino fundamental. “Já estamos dando andamento na licitação que vai garantir que a criança que tiver necessidade receba os óculos”, explicou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. “É direito delas aprender e esse programa está dentro desse contexto”, concluiu.

Em todas as 25 escolas que ofertam Ensino Fundamental da rede, as crianças que apresentarem alguma dificuldade durante a avaliação serão encaminhadas para um mutirão de exames oftalmológicos, previsto para ser realizado no Quarteirão da Saúde no dia 5 de novembro. A expectativa é que até o dia 20 de outubro todas essas unidades que contam com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental já tenham sido atendidas pelos funcionários da Secretaria de Educação que foram devidamente capacitados pela Secretaria de Saúde.

“Foi a Secretaria da Saúde que nos orientou a começarmos pelas crianças do 1º ano, considerando que, quanto mais cedo qualquer necessidade de uso de óculos for detectada, melhor o prognóstico”, explicou a Coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Ana Claudia Martins. “A ação se dará em etapas. Caso algum estudante tenha perdido a triagem, retomaremos com a escola a avaliação da necessidade de encaminhamento para a saúde.” completou.

Na Emeb Tatiana Belinky, no Eldorado, as 125 crianças já realizaram os testes na última quinta-feira (6). Antes das avaliações, as professoras de educação especial que receberam o treinamento passaram nas salas explicando para os estudantes como tudo seria realizado. Depois, divididos nas salas de leitura e dos professores, uma a uma, as crianças foram avaliadas com o Teste de Snellen (quadro com figuras que lembram a letra E e que aparecem em diferentes posições). “Nós avisamos todos os pais, tanto pelo Whatsapp quanto mandando bilhetes e estavam todos bastante ansiosos”, afirmou a diretora da escola, Gislene Pereira dos Reis Carvalho.

Entre os pequenos, uma mistura de ansiedade e animação. “Foi muito empolgante”, declarou animado Brayan Aelson Lisboa dos Santos, 7 anos. “Nunca tinha feito um teste assim. Achei que era mais difícil”, afirmou. Ana Caroline Silva Barbosa, 7, já tinha realizado um teste semelhante anteriormente e esbanjava experiência quando terminou de ser avaliada. “Foi legal. Eu já tinha feito e lembrava como era”. Para Rayabe Lorrayne Pereira, 7, o teste foi “difícil e fácil”. “Achei muito bom que não vou precisar usar óculos porque era esse meu medo”, pontuou.

Ao longo de 2023, o objetivo da Secretaria de Educação é que todos os estudantes da rede municipal, a partir do 1º ano, sejam avaliados no programa Lentes do Saber. “A gente entende que os óculos são uma ferramenta básica para o bom aprendizado. Nos preocupa muito esse período pós-pandemia, depois das crianças terem estado muito expostas às telas, então o programa visa identificar essas necessidades”, concluiu Ana Claudia.

Compartilhar:
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:Mauro Pedroso programa Lentes do Saber

  • Data: 07/10/2022 04:10
  • Alterado:15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados