Projetos selecionados no edital emergencial são atração da agenda cultural de Santo André
Assim como as demais atividades da programação da Secretaria de Cultura, projetos estarão disponíveis nas redes sociais
- Data: 20/07/2020 18:07
- Alterado: 20/07/2020 18:07
- Autor: Marcos Imbrizi
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Divulgação
A partir desta semana, a agenda da Secretaria de Cultura de Santo André traz uma novidade. Os trabalhos selecionados por meio do edital emergencial destinado a agentes culturais da cidade no período de isolamento social começam a ser exibidos. Assim como as demais atrações da programação, que contam com música, literatura, cinema e teatro, entre outras, as atividades serão exibidas pelas redes sociais.
Os primeiros trabalhos selecionados e já disponíveis nas redes sociais dos artistas são: a aula de violão em vídeo ‘Montagem de Escala Maior’, de Alexandre Polito, poesia em vídeo, de Aline Poeta, a contação de história em vídeo ‘Cheiro de Fulô’, de Ana Antunes, além da história de Noel Rosa, em ‘Conversa de Botequim’, de Gustavo Marson.
Também estão disponíveis o curta-metragem ‘O Solo Perfeito’, de Jhesse Duque, o conto ‘Acordei em Quarentena’, de Letícia Leal, o texto de Luciano Mello sobre ‘O Som do Cinema’, o vídeo sobre música popular, de Marcinho, o vídeo de música popular ‘Todas as Formas’, de Miryan Lopez, a aula em vídeo de samba no pé, de Renato Mota, a música sertaneja de Phelipe e Matheus, o videocirco de Ikares Molina, e a música popular de Abel Silva e de Marcio Silva. Todo o conteúdo pode ser acessado nas redes sociais dos produtores e está disponível também no site.
O edital emergencial destinado a agentes culturais de Santo André teve como objetivo garantir a continuidade da economia do setor, além de assegurar ao público o acesso remoto da produção cultural da cidade. O processo teve 363 inscrições, que contemplaram música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato e audiovisual. No total serão investidos R$ 200 mil em recursos da própria Secretaria.
Programação – Nesta semana a programação da agenda tem início nesta segunda-feira (20). Às 16h, o ELCV em Casa exibirá os vídeos Noções básicas e diretrizes para vídeo, a aula 1 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’, com Ariane Ferreira, e a Introdução do curso de direção de arte, com o professor Luiz Lopreto. No mesmo horário, o ELT 30 Anos, mostrará o espetáculo ‘Esparro’, baseado na obra de Plínio Marcos, produzido pela Turma 16 (2015); e a terceira parte da entrevista com Natasha Zaccheo será a atração do Diálogo ELD. O ELCV em Casa retorna às 19h30, com a live A Mulher no Cinema, com Tarsila Araújo.
Na terça-feira (21), às 16h, o público poderá conferir, a aula de Meditação e Produção Cultural da Turma 21, do professor Fernando Gimenes, com o tema Artistas na Curadoria e na Programação em Artes Cênicas, com a participação de Natalia Souza (SP) e Bruno Lelis (BH), no ELT em Casa; a aula 2 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: o corte, com Ariadne Ferreira, no ELCV em Casa; e o ciclo ‘Deusa Kali’, na aula do Núcleo de Adultos, com Cristiane Santos, no ELD em Casa.
As atividades da quarta-feira (22) começarão às 16h e terão o ELT em Casa, Encontros NIT – Teatro como Trabalho, com Ligia Helena e a participação e Denise Guilherme (Formação 03) e Regina Régis (Formação 04); no ELCV em Casa, a aula 3 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: download de áudio e vídeo livre de royalties, com Ariane Ferreira; e no ELD em Casa, a apresentação de Onde estão seus pés agora?, com o Núcleo Infantil. E às 18h, o Museu em Casa SA apresentará a história Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox, com a equipe do Museu de Santo André.
Na quinta-feira (23), às 15h, o Quintas Lá em Casa apresentará ‘Jardim dos Pequeninos’. Também às 15h, no Vitrine Andreense, será realizada a live ‘Artesanato’ com Vivi Campos Arte, misturando materiais e texturas em decoração. Às 16h serão realizadas quatro atividades. No ELT em Casa, a aula do Núcleo Teatro do Oprimido, Teatro Épico e outras Poéticas Políticas, com a participação de Paulo Bio; No Emia em Casa, a primeira parte de Fazendo Arte, sim!, com Paula Pedroso; No ELCV em Casa a aula 4 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: interface do ClipChamp, com Ariane Ferreira; e no ELD em Casa, Selfdário, projeto de dança para adolescentes e jovens. O Quintas Lá em Casa terá outra atração às 19h30: a apresentação de Las Canciones de Mercedes, com Miryam Lopes. E às 19h30, Cláudia Pucci fará a live Por que escrever um filme?
As atividades da sexta-feira (24) terão, ‘ELD 30 Anos! Uma homenagem!, com a participação de mestres e aprendizes, edição Wini Lippi, e no ELCV em Casa, a aula 5 do curso básico de edição online ‘Montagem de filme com plataformas gratuitas’: efeitos e export no ClipChamp, com Ariane Ferreira. E o Conto das Seis, às 18h, terá como convidada Juliana Rodrigues.
E a atração do sábado (25), às 15h, será a oficina literária, com a live de Daiana Barasa.
A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida em na cidade. A programação contará ainda com a participação de produtores culturais e outros parceiros, que poderão se inscrever no site.