Projeto Rondon inicia atuação em Diadema
Nesta segunda-feira, 20/01, o Projeto Rondon iniciou as atividades com oficina de Educação Ambiental, no Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura
- Data: 21/01/2020 09:01
- Alterado: 21/01/2020 09:01
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: PMD
Projeto Rondon
Crédito:Mauro Pedroso
A atividade reuniu adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos e da Fundação Florestan Fernandes e abordou a política de resíduos na cidade, funcionamento dos Ecopontos, entre outros.
“O foco foi passar para eles como Diadema trabalha em relação ao lixo, as origens dos materiais e a organização da cidade na questão de transporte e recebimento”, explicou o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Sandro Santana.
A parceria com o Projeto Rondon é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e visa aproximar os estudantes universitários da realidade que compõe a cidade. “Esta é a quarta vez do Projeto Rondon aqui na cidade e essa troca de conhecimento sempre traz bons resultados. Até o final da semana serão realizadas diversas oficinas para a comunidade, como de empregabilidade e empreendedorismo sustentável, de alimentação saudável, entre outras”, ressaltou a secretária da SASC, Caroline Rocha.
O grupo de rondonistas é composto por 20 alunos e 3 professores de diversos cursos e universidades. Entre elas estão a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Hermínio Ometto (FHO), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Universidade de Santo Amaro (UNISA), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
O objetivo do Projeto Rondon é promover a integração universitária com os municípios buscando o desenvolvimento e a defesa da cidadania, contribuindo, assim, para a formação acadêmica dos estudantes.
“Para os universitários é um grande aprendizado. Eles vão colocar em prática na comunidade o que aprendem na faculdade e, ao mesmo tempo, adquirir experiências”, destacou o professor responsável pela equipe, Valdenilson Zorél.
“A minha maior expectativa é conseguir trazer um pouco do meu conhecimento para a população de Diadema e dar o meu melhor tanto para ensinar quanto para aprender. Com certeza vai abrir muito a minha visão”, contou a aluna de Veterinária da USP, Gabriela Nicolau.
Confira a programação completa: http://www.diadema.sp.gov.br/dmp/comunicacao/Comunicacao/Site2/PDF_Programacao_ProjetoRondon.pdf
Ecopontos
Até 2013, o município contava com apenas três Ecopontos. Hoje, Diadema possui 10 locais. Sete deles funcionam de segunda a sábado e três, de segunda a sexta-feira, para receber bagulho e entulho, quando o volume não ultrapassar 1m3, o que equivale a 10 sacos de 100 litros.
Serviço:
ECOPONTOS
Funcionamento de segunda-feira, das 12h às 17h, e de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Ecoponto Arco íris. Rua Mozart, s/nº – Jardim Arco Íris.
Ecoponto Arraia. Rua Arraia, 50 – Eldorado.
Ecoponto Z. Avenida daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real.
Ecoponto Nações. Rua Espanha com Avenida D. João VI – Taboão.
Ecoponto Naval. Avenida Corredor ABD, esquina com rua Beira Rio – Vila São José.
Ecoponto Rufino. Estrada do Rufino, 1.059 – Serraria.
Ecoponto Yamagata. Rua Yamagata, 51 (esquina com a Rua Osaka) – Canhema.
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Ecoponto Caracas. Rua Caracas, 120 – Centro.
Ecoponto DLU. Avenida Pirâmidade, 844 – Inamar.
Ecoponto Nova Conquista. Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista.