Projeto Nadando com Daniel Dias é porta de entrada no esporte adaptado
Projeto conta com mais de 100 alunos com TEA e os integra ao esporte como fonte de aprendizagem e cuidado
- Data: 07/05/2024 14:05
- Alterado: 07/05/2024 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Daniel Dias
Projeto Nadando com Daniel Dias conta com mais de 100 alunos com TEA e os integra ao esporte como fonte de aprendizagem e cuidado
Crédito:Neto Silva
Ao longo de todo o mês de abril muito se falou sobre a conscientização de questões ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio do esporte, o projeto Nadando com Daniel Dias se mostra como uma poderosa ferramenta de inclusão de alunos que possuem esta condição e oferece um ambiente ideal para a prática da natação e, sobretudo, para que haja um melhor desenvolvimento pessoal, com a possibilidade de explorarem o melhor de suas habilidades.
Tudo isso impacta no dia a dia, já que o esporte tem como base, sobretudo no período da infância e adolescência, a capacidade de ensinar de maneira divertida. A equipe técnica, com profissionais gabaritados e com a integração junto aos pais, se preocupa em oferecer novos elementos e atender aos principais desafios que possam surgir ao longo do processo de formação de nossos campeões, sobretudo na vida.
“É gratificante acompanhar o trabalho que vem sendo feito por toda a nossa equipe de professores, pois a natação abre um mundo novo para as crianças e jovens que tem este primeiro contato com o esporte. Vê-los progredir nos enche de orgulho, ainda mais na questão social, já que é por meio do projeto que nossos pequenos têm a chance de conhecer novas pessoas e criar laços que são essenciais no desenvolvimento. Procuramos adaptar nossos métodos para que haja a melhor interação com nossos alunos e hoje temos uma visão ainda mais clara de como a natação trabalha o corpo e a mente neste processo”, comenta o professor coordenador geral do projeto, Ricardo Junior Cardoso.
Hoje são mais de 100 alunos que estão no espectro autista e que participam das aulas semanais e, mesmo com o fim do mês de conscientização sobre o tema, alertamos para que tal objetivo siga sendo explorado todos os dias, com mais acolhimento e igualdade de oportunidades para todos, afinal de contas o esporte adaptado é mais um aliado no processo de vencer desafios.
Para os próximos meses, o projeto continuará com seu propósito de expansão para cada vez mais cidades e estados do Brasil, a fim de ampliar também a prática do esporte para PCD. Com isso, o Nadando com Daniel Dias contará com novos núcleos nas cidades de Ponta Grossa (PR), Hortolândia (SP) e Valinhos (SP).
Sobre o Instituto Daniel Dias
O Instituto Daniel Dias foi fundado em 2014 pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em Mundiais, sendo campeão 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos.
O Projeto foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.
O Nadando com Daniel Dias em Curitiba tem execução do Instituto Daniel Dias, com apoio da Prefeitura de Curitiba é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O projeto conta com o patrocínio da Volvo.