Projeto Jovens Caminhos forma mais 50 alunos da periferia de Santo André

O projeto busca qualificar jovens gratuitamente nos campos da tecnologia e da educação artística

  • Data: 10/07/2024 13:07
  • Alterado: 10/07/2024 13:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Projeto Jovens Caminhos
Projeto Jovens Caminhos forma mais 50 alunos da periferia de Santo André

Crédito:Roberlandes da Attimofotografia

Você está em:

Uma porta que se abre para todas as possibilidades de escolhas. Assim podem ser definidos os cursos de Grafite e de Programação e Criação de Sites ofertados pelo Projeto Jovens Caminhos, que formou na tarde de 28 de junho mais 50 jovens moradores de áreas vulneráveis do ABC paulista.

A cerimônia de entrega de certificados foi repleta de homenagens e expressões de alegria por mais uma etapa vencida, “um impulso para o primeiro passo rumo ao novo”, segundo disse Ana Maria Domingues Luz, presidente do Instituto GEA, que promove o Jovens Caminhos, em parceria com a Petrobras.

O projeto busca qualificar jovens gratuitamente nos campos da tecnologia e da educação artística, para que encontrem oportunidades de encaminhamento profissional.

Excelência

O curso de Grafite formou as turmas 5 e 6, reunindo 25 alunos, e o de Programação e Desenvolvimento de Sites certificou 34 alunos, na turma 3. As aulas foram realizadas durante o 1º semestre de 2024, no Centro de Formação Pública João Amazonas, em Santo André.

Outro apoiador do Jovens Caminhos, o Lassu (Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), por meio da coordenadora Tereza Cristina Carvalho, convidou os formandos a fazer o curso de especialização em Linguagem Python do programa Paidéia da Poli-USP. Na turma de 2.024, há sete alunos do Jovens Caminhos, dos cursos realizados em 2023.

Emocionados e bastante aplaudidos, os formandos falaram dos laços que criaram com colegas, professores e monitores, e do aprendizado além das técnicas encontrado nas aulas de ética, cidadania e meio ambiente.

“Saio cheia de sonhos”, resumiu a formanda Gabrielle Neves. “Todos aqui têm potencial magnífico de transformação. Hoje nossa jornada está apenas começando e não podemos nos contentar com menos do que somos capazes”, incentivou Pietra Silva, uma das oradoras da turma.

O impacto do Projeto Jovens Caminhos é acompanhado de perto pela diretora Ana Maria Luz. Ela destacou como as aulas, que enfatizam o ensino lúdico, despertam nos alunos vontade de estudar cada vez mais e buscar uma profissionalização. Exemplo é o contrato obtido pelos formandos de Grafite, Vinicius Nascimento e Júlia Venture Reis, junto a uma empresa próximo ao Parque Regional de Santo André, para a pintura de um muro de 17 metros.

Mais informações:

Para saber mais, visite o site do Projeto Jovens Caminhos em Link. Nosso projeto, em parceria com a Petrobras, atende jovens e adultos de baixa renda nas cidades de Mauá e Santo André, e já formou mais de 100 alunos. Esta iniciativa é dedicada a promover arte, tecnologia e cidadania entre os jovens e é uma das diversas ações do Instituto GEA. Com mais de 25 anos de atuação, nossa organização sem fins lucrativos tem se dedicado a promover a educação ambiental e a sustentabilidade.

Compartilhar:

  • Data: 10/07/2024 01:07
  • Alterado:10/07/2024 13:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Projeto Jovens Caminhos









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados