Projeto do novo Parque Guaraciaba vai incorporar conceito sustentável de captação de águas
Objetivo é tornar a área verde um grande espaço de convívio e contemplação, deixando estigma de mortes por afogamento do local no passado
- Data: 24/03/2022 16:03
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Projeto do novo Parque Guaraciaba é ampliado e vai incorporar conceito sustentável de captação de águas
Crédito:Helber Aggio/PSA
As obras do novo Parque Guaraciaba prosseguem em ritmo acelerado e serão ampliadas no escopo inicial do projeto, inserindo contextos sustentáveis na área verde, dentre eles um moderno sistema de captação de água.
A instalação deste sistema vai permitir a limpeza das ruas, avenidas e equipamentos públicos da cidade por meio da água captada da chuva, gerando economia de aproximadamente R$ 1 milhão. As intervenções serão entregues no segundo semestre.
O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta quinta-feira (24) as obras do Parque Guaraciaba, que será a maior área verde de lazer da cidade. “Ampliamos o projeto inicial para entregarmos em seis meses um parque integral, para que a população se aproprie deste espaço e a gente insira de vez o parque na rotina da nossa gente”, destacou.
A atualização do projeto contempla ainda a ampliação da entrada do parque, dando maior visibilidade aos futuros frequentadores. Além disso, o campo distrital do Guaraciaba, localizado no bairro, será realocado para dentro do parque, possibilitando que a população se aproprie cada vez mais do espaço.
As obras incluem ainda a instalação de academia ao ar livre, uma moderna área de eventos, duas quadras poliesportivas, uma quadra de gramado sintético, dois playgrounds, sedes da administração e GCM em contêineres, academia ao ar livre, espaço pet, redário, área de alongamento, áreas de contemplação, pista de caminhada e mirante com deck.
A implantação do novo Parque Guaraciaba será pautada na segurança dos usuários, já que o lago possui um histórico de acidentes e fatalidades. O local é cercado por nascentes e remanescentes de vegetação nativa, que agregam o conceito de preservação e benefícios ambientais de espécies arbóreas de mata nativa e de animais silvestres.
“Um espaço que antes era chamado de Tancão da Morte, onde já tivemos diversos casos de mortes, será um local de vida, de alegria, esporte e lazer”, finalizou o prefeito Paulo Serra.