Programas de estágio totalmente focados em diversidade duplicaram em 2022
O volume dos processos seletivos direcionados para pessoas negras, LGBTQIAP+, mulheres e estudantes com mais de 40 anos cresceu 100% no ano passado, em relação a 2021
- Data: 11/06/2023 16:06
- Alterado: 11/06/2023 16:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Divulgação
O volume de programas de estágio afirmativos conduzidos pela Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, duplicou em 2022, no comparativo com ano anterior. Ou seja, a demanda por programas de estágio direcionados a pessoas negras, mulheres, LGBTQIAP+ e com deficiência (PCD) está em evidente crescimento.
“Foi enorme o aumento de processos seletivos 100% focados em diversidade, além do fato de que boa parte das empresas, mesmo que não criem iniciativas exclusivas para diversidade, possuem metas internas para grupos específicos. Essa é uma tendência que visivelmente aumenta semestre após semestre. As empresas estão realmente empenhadas em equiparar a força de trabalho, evitando que ocorra, por exemplo, a predominância de lideranças de homens em comparação às mulheres ou áreas com uma maior participação de pessoas declaradas brancas”, relata Rafael Pinheiro, diretor da Companhia de Estágios.
Possivelmente esse movimento seja um reflexo do que algumas pesquisas vêm apontando há algum tempo: os profissionais de Recursos Humanos estão cada vez mais atentos à necessidade de desenvolver ações eficientes de diversidade e inclusão nas empresas. Um estudo realizado pela consultoria Gartner, em 2020, por exemplo, indicava que 69% das organizações tinham o fomento à diversidade e inclusão (D&I) como uma prioridade estratégica, sendo o envolvimento da liderança um pilar importante para o fortalecimento de culturas organizacionais inclusivas.
A Corteva Agriscience, por exemplo, tem iniciativas focadas em diversidade para estudantes. Desde a sua criação, a Corteva realizou cinco programas de estágio, que totalizaram 340 novas oportunidades de vagas afirmativas na empresa e 42 efetivações. “Nosso programa de estágio é 100% voltado à diversidade – fortaleza que nos orgulha muito. Nossas vagas são direcionadas a representantes de grupos de diversidade: negros, mulheres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência”, destaca Mariane dos Santos, Especialista de Recursos Humanos da Corteva Agriscience Brasil e Paraguai.
Esse comprometimento em criar um ambiente inclusivo levou a Corteva a ser reconhecida recentemente como uma das melhores empresas para a comunidade LGBTQIAP+ trabalhar no Brasil, por meio da pesquisa do “Programa Global de Equidade no Trabalho” da Human Rights Campaign Foundation (HRC), e em outras renomadas instituições como IERE (Índice de Equidade Racial nas Empresas), WEPs – Princípio de Empoderamento das Mulheres, WILL – Mulheres na Liderança e Guia de Rodas.
A estudante de administração Nathalia Callegari Cardoso, de 28 anos, ingressou no programa de estágio da Corteva no segundo semestre de 2022. “Me sinto realizada em poder dizer que entrei para uma empresa incrível para estagiar e adquirir experiência. Nesses quase 8 meses de estágio na área de Supply Chain, pude aprender coisas que eu jamais imaginaria que fosse aprender. A área de Supply Chain Compliance é uma área totalmente nova para mim e posso dizer que a cada dia aprendo algo novo, que vou levar para minha vida pessoal e profissional. Na Corteva aprendi a mexer em ferramentas que eu não imaginava que fosse usar um dia na minha vida profissional, e, principalmente, conquistar a confiança de líderes para ter autonomia em liderar serviços e projetos.”, comenta.
Em outubro de 2022, a Seguradora Zurich desenvolveu um programa de estágio focado em pessoas pretas e pardas. Monica Matias, gerente executiva de Talento e Desenvolvimento da empresa, destaca a importância da iniciativa. “Em linha com nossa cultura, temos diretrizes que passam pela nossa promessa ao colaborador, de crescer juntos, e também a nossa promessa à comunidade, de liderar um impacto positivo no planeta. Valorizamos a diversidade que favorece diferentes formas de pensar e transformar o negócio, mas principalmente, nossas relações humanas. O Programa de Estágio vem fortalecer nosso propósito de construir um futuro melhor com o apoio desses novos talentos. Estamos orgulhosos em poder contribuir com o desenvolvimento deles e poder receber uma nova energia e olhar para o nosso dia a dia”, ressalta.
Carlos Silva, um dos 17 selecionados no programa da empresa, ingressou na área de Tecnologia na seguradora e está muito satisfeito com a experiência. “Vejo o cuidado da empresa com o funcionário, o famoso jeito Z. No primeiro dia participamos de um café com o CEO Edson Franco e tivemos palestras com diretores e gerentes de diversas áreas que tiraram um tempo para nos dar boas-vindas. Sou apaixonado pela minha área, tenho gestores que trazem uma experiência incrível e os admiro cada vez mais. A empresa nos dá autonomia e o pessoal da área sempre tira as minhas dúvidas. Não só o pessoal da área, mas toda a companhia! Amo viver do jeito Z e aprender a mexer em ferramentas e aplicações que nem imaginava”, relata.
Diversidade etária
Outro dado interessante sobre os processos seletivos voltados para estudantes é que o total de estagiários com mais de 40 anos contratados pelos clientes da Companhia de Estágios dobrou nos últimos dois anos. Em 2022, 65 estagiários com esse perfil foram contratados, sendo que no ano anterior apenas 35 tinham sido aprovados.
O estudo “A diversidade como alavanca de performance”, da McKinsey & Company, indica que as organizações que apresentam equipes com maior diversidade étnica e racial têm uma probabilidade 35% maior de obter uma performance acima da média do setor. Já as que se preocupam com diversidade de gênero chegam a conquistar um lucro 21% mais elevado. Investir na diversidade possibilita ampliar a visão, pensar fora da caixa, conhecer outras formas de pensamento e realidades, mudar a vida das pessoas. “Está comprovado que investir em diversidade pode trazer vantagens competitivas”, conclui Rafael Pinheiro, da Companhia de Estágios.
SOBRE A COMPANHIA DE ESTÁGIOS
A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes, gestão de contratos e programa Jovem Aprendiz para as maiores organizações do país. Seguindo sua essência de fomentar a entrada de estudantes no mercado e guiar cada vez mais talentos e empresas para o amanhã, tem mais de 1.7 milhões de candidatos cadastrados em sua base. A Companhia de Estágios usa inteligência artificial, gamificação e processos no metaverso para proporcionar a melhor experiência aos candidatos das mais de 4 mil vagas que gerencia anualmente. A empresa é responsável pela construção de programas de atração de talentos para mais de 300 clientes, no Brasil e América Latina, entre eles Amazon, Twitter, Scania, Clariant, Nissan, Bunge, Livelo, Klabin e Alcoa. Atualmente, a Companhia de Estágios é a consultoria de recrutamento e seleção melhor avaliada pelos candidatos no Google e Facebook (4,8/5) e pioneira na certificação do GPTW 2020, 2021, 2022 e 2023. Recebeu, em 2021 e 2022, o prêmio Fornecedor de Confiança (Melhor RH).
Mais informações em www.ciadeestagios.com.br