Programa Mais Saber Integral amplia permanência na escola de 1,2 mil alunos
Iniciativa lançada nesta segunda-feira vai beneficiar estudantes de escolas localizadas nos Cesas
- Data: 16/04/2019 11:04
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Odair Junior/ABCdoABC
A Prefeitura de Santo André lançou nesta segunda-feira (15) o programa Mais Saber Integral, que vai ampliar a permanência diária na escola de 1,2 mil alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa vai beneficiar 100 estudantes do ensino fundamental de cada uma das 12 escolas municipais localizadas em Cesas (Centros Educacionais de Ensino de Santo André). A cerimônia de lançamento aconteceu no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Paulo Serra.
“Iniciamos um grande legado, levando educação em tempo integral para nossos os alunos do ensino infantil e fundamental. A próxima etapa é incluir aulas de inglês na grade deste projeto e investir ainda mais na capacitação dos professores da rede. Vamos reforçar nosso empenho para mostrar que os serviços públicos contam com muita qualidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Cada aluno inscrito no Mais Saber Integral permanecerá diariamente duas horas a mais na escola, período em que terá aulas nas áreas de arte marciais e lutas, manifestações artísticas e culturais, esportes, meio ambiente, artes visuais e música, além de acompanhamento pedagógico em matemática e português. Com a iniciativa, Santo André se aproxima da meta 6 do Plano Municipal de Educação, que visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica.
De acordo com a secretária de Educação, Dinah Zekcer, o segundo idioma está entre as metas do programa. “A educação é parte fundamental na vida das pessoas. Estamos empenhados para oferecer uma educação completa para nossos jovens. Com a dedicação de nossos professores conseguiremos transmitir uma educação integral de excelência fazendo a diferença na vida destes jovens cidadãos”.
A dona de casa Simone Pires da Silva aprovou a iniciativa. “Minha filha e neta farão parte deste programa e fico muito feliz por isso. Elas terão a oportunidade de aprender mais, investindo tempo com atividades úteis”, comemorou a moradora do bairro Capuava, mãe da Ana Beatriz da Silva, de 9 anos, e avó da Isis Mirela, de 8 anos.
As atividades oferecidas neste período levam em consideração diferentes possibilidades de aprendizagem, visando o desenvolvimento integral do aluno. Para isso, profissionais qualificados da rede oferecerão, de acordo com a programação definida em cada unidade, aulas de circo, manbol, dança, taekwondo, teatro, ginástica acrobática, voleibol, capoeira, meio ambiente, atletismo, ginástica artística, artes visuais, música, karatê, xadrez, le parkour, tênis de mesa e basquete. Para participar do programa, os estudantes manifestam, na própria unidade, o interesse em participar da iniciativa.
“Para quem trabalha na área da educação há bastante tempo sabe que essa conquista é a realização de um sonho. Além disso, esta gestão colocou em prática também a geração de mais empregos diretos. Hoje temos 110 profissionais atuando nos Cesas para uma educação de qualidade”, destacou o gerente dos Cesas, Márcio “Tubarão” Ribeiro.
Integral – Além deste novo programa, Santo André já oferece, desde 2017, aulas em período integral a 1,7 mil alunos de 17 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) por meio do programa Mais Saber. Com esta nova iniciativa passam a ser atendidas em período integral na cidade 2,9 mil alunos do ensino fundamental.
Para os alunos que não participarem do Programa Mais Saber ou Mais Saber Integral, os Cesas oferecem as atividades no contraturno nas modalidades tênis de mesa, tênis de campo, le parkour, grafite, caratê, boxe recreativo, cinema e manbol (um esporte que surgiu no Pará e é praticado com duas bolas ovais), basquete, futsal, capoeira, taekwondo, dança, balé, circo, xadrez, natação, teatro, ginástica artística e atletismo.